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Comece a fazer exercício hoje: as inúmeras vantagens para além da saúde

O exercício faz bem à saúde, é um facto. No entanto, para muitas pessoas, ouvir dizer que a sua prática é saudável para o coração não é motivação suficiente para sair do sofá e exercitar os músculos. Conheça sete vantagens da prática do exercício que certamente lhe darão motivação extra para começar já hoje, 'Move for Health Day', criado pela OMS em 2002 para promover a atividade física a bem da saúde.

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Inúmeros estudos já demonstraram que o exercício, mesmo que seja só andar de bicicleta, faz com que as pessoas se sintam melhor e aliviem sintomas de depressão. O exercício provoca a libertação de substâncias químicas no cérebro – serotonina, noradrenalina, endorfina, dopamina – que aliviam a dor, melhoram o humor e aliviam o stress.

 

O exercício é ótimo para o cérebro. Está ligado à melhoria da memória, a uma aprendizagem mais rápida e à recuperação de uma depressão. Melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro, alimentando o crescimento e até mesmo de novas células cerebrais. Estudos sugerem que o exercício é a melhor maneira de prevenir ou retardar o aparecimento da doença de Alzheimer.

 

O exercício aeróbico acelera o fluxo sanguíneo para a pele, fornece oxigénio e nutrientes que melhoram a saúde da pele e ajuda, inclusive, a curar feridas mais rápido.

 

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Estudos emergentes sugerem que não é preciso muito movimento para obter benefícios da prática de exercício. Um treino de 10 minutos rápido e intenso pode gerar os mesmos benefícios que um treino de 50 minutos de intensidade moderada.

 

O exercício é visto como um meio para prolongar a vida útil. O exercício de intensidade moderada pode retardar o envelhecimento das células.

 

A prática vigorosa de exercício pode ajudar a recuperar de uma doença grave. Uma análise recente com mais de 300 ensaios clínicos concluiu que o exercício foi muito eficaz na reabilitação de pessoas que sofreram de um acidente vascular cerebral.

 

O corpo usa tanto os hidratos de carbono como as gorduras como fontes de energia. Com a prática regular e consistente de treino aeróbico, o corpo melhora a sua capacidade de acelerar o metabolismo, isto é, melhora a sua capacidade de queimar gordura. Consequentemente providencia redução da inflamação e do peso.

 

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