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Comece a fazer exercício hoje: as inúmeras vantagens para além da saúde

O exercício faz bem à saúde, é um facto. No entanto, para muitas pessoas, ouvir dizer que a sua prática é saudável para o coração não é motivação suficiente para sair do sofá e exercitar os músculos. Conheça sete vantagens da prática do exercício que certamente lhe darão motivação extra para começar já hoje, Dia Mundial do Combate à Obesidade.

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Inúmeros estudos já demonstraram que o exercício, mesmo que seja só andar de bicicleta, faz com que as pessoas se sintam melhor e aliviem sintomas de depressão. O exercício provoca a libertação de substâncias químicas no cérebro – serotonina, noradrenalina, endorfina, dopamina – que aliviam a dor, melhoram o humor e aliviam o stress.

 

O exercício é ótimo para o cérebro. Está ligado à melhoria da memória, a uma aprendizagem mais rápida e à recuperação de uma depressão. Melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro, alimentando o crescimento e até mesmo de novas células cerebrais. Estudos sugerem que o exercício é a melhor maneira de prevenir ou retardar o aparecimento da doença de Alzheimer.

 

O exercício aeróbico acelera o fluxo sanguíneo para a pele, fornece oxigénio e nutrientes que melhoram a saúde da pele e ajuda, inclusive, a curar feridas mais rápido.

 

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Estudos emergentes sugerem que não é preciso muito movimento para obter benefícios da prática de exercício. Um treino de 10 minutos rápido e intenso pode gerar os mesmos benefícios que um treino de 50 minutos de intensidade moderada.

 

O exercício é visto como um meio para prolongar a vida útil. O exercício de intensidade moderada pode retardar o envelhecimento das células.

 

A prática vigorosa de exercício pode ajudar a recuperar de uma doença grave. Uma análise recente com mais de 300 ensaios clínicos concluiu que o exercício foi muito eficaz na reabilitação de pessoas que sofreram de um acidente vascular cerebral.

 

O corpo usa tanto os hidratos de carbono como as gorduras como fontes de energia. Com a prática regular e consistente de treino aeróbico, o corpo melhora a sua capacidade de acelerar o metabolismo, isto é, melhora a sua capacidade de queimar gordura. Consequentemente providencia redução da inflamação e do peso.

 

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