Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Combater a poluição do plástico é o mote do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor 2021

Combater a poluição do plástico é o mote do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor 2021

A campanha deste ano, sob a hashtag #NOPLASTICPOLLUTION, pretende envolver os consumidores em todo o mundo na adoção de práticas mais sustentáveis. A campanha também reforça o papel central que os governos, empresas e entidades defensoras dos consumidores podem desempenhar no combate à crise global de poluição por plástico.

Pinterest Google+
PUB

«Combater a poluição do plástico» é o tema do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor 2021, pretendendo alertar os consumidores para o excesso de uso do plástico e um consumo mais responsável nesta área.

 

A campanha deste ano, sob a hashtag #NOPLASTICPOLLUTION, pretende envolver os consumidores em todo o mundo na adoção de práticas mais sustentáveis. A campanha também reforça o papel central que os governos, empresas e entidades defensoras dos consumidores podem desempenhar no combate à crise global de poluição por plástico.

 

VEJA TAMBÉM: SAÚDE, SUSTENTABILIDADE E IGUALDADE: O QUE OS CONSUMIDORES QUEREM EM 2021

 

O relatório Pew Charitable Trusts & SYSTEMIQ, Breaking the Plastic Wave, lançado em agosto de 2020, calcula o triplo do fluxo de materiais plásticos lançados para o oceano até 2040 se não ocorrerem grandes mudanças nas políticas, inovações e mudanças de comportamento. «Combater a poluição por plástico é um desafio global que requer soluções coordenadas e internacionais. Como um movimento global de consumidores, podemos desempenhar um papel crítico na luta contra esse problema e na promoção do consumo e produção ​​de plásticos sustentáveis», refere em comunicado a Consumers International, a associação de grupos de consumidores de todo o mundo organizadora deste dia 15 de março.

 

Por outro lado, os consumidores estão cada vez mais preocupados com a poluição do plástico. A Consuimers International revela que, apesar do aumento do uso de plástico descartável durante a pandemia, 55% dos consumidores em todo o mundo estão mais preocupados com o meio ambiente como resultado da COVID-19 e quase 74% dos consumidores (na Europa, Estados Unidos e América do Sul) estão dispostos a gastar mais em embalagens sustentáveis.

 

VEJA TAMBÉM: O CONSUMIDOR ESTÁ A MUDAR: CONHEÇA AS TENDÊNCIAS DE COMPORTAMENTO ATÉ 2030

 

A mudança sistémica do mercado é necessária a todos os níveis: de governos, a empresas e definidores de padrões, para tornar o combate à poluição do plástico e o consumo sustentável a escolha mais fácil para os consumidores, revela a entidade.

 

A criação desta data foi inspirada na mensagem ao Congresso dos EUA sobre os direitos dos consumidores, por parte do presidente John F. Kennedy, a 15 de março de 1962. A primeira vez que esta data foi celebrada foi em 1983 e tem vindo a ser assinalada desde então.

 

VEJA TAMBÉM:

VIVA SEM PLÁSTICO NA CASA DE BANHO

QUER REDUZIR O USO DE PLÁSTICOS EM SUA CASA?

COMO AJUDAR O PLANETA ATRAVÉS DA REDUÇÃO DO PLÁSTICO

VAMOS ÀS COMPRAS? DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE PLÁSTICO

O PLÁSTICO DO FUNDO DO MAR QUE DEU ORIGEM A ROUPA DESPORTIVA

 

 

Artigo anterior

Projeto Criar Bosques vai plantar 1000 árvores autóctones em Tondela

Próximo artigo

Vamos às compras? Dicas para reduzir o consumo de plástico