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Combata o negativismo dos outros

Quando estamos rodeados de pessoas com atitude negativa, é difícil manter boas energias e espírito positivo. Aprenda nove truques para manter o sorriso e não se deixar contagiar.

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Não leve estes comportamentos a peito: Pense que todos temos direito a sentir emoções diferentes e a debater-nos com elas. Qualquer pessoa que mostre uma atitude negativa perante si está, na verdade, a debater-se consigo própria e, como tal, não encare essa atitude de forma pessoal. Em vez disso, pergunte se pode ajudar ou se aquela pessoa precisa de alguém com quem conversar. Não seja invasivo mas demonstre apoio.

 

Momento só para si: Quando sente que o ambiente em seu redor é tóxico e começa a afetar o seu bem-estar, procure um lugar tranquilo e passe algum tempo sozinho. Concentre-se na sua vida, em tudo o que é positivo e feliz ao seu redor e descontraia. Pode ainda preferir fazer desporto ou estar com amigos com uma atitude mais positiva.

 

Mude o tom da conversa: Se sente que uma conversa está a ficar com um tom negativo e pessimista, desvie o assunto para temas alegres e que não poderão aborrecer a outra pessoa. Sorria para estimular a pessoa que está à sua frente a fazer o mesmo.

 

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Respire: Há várias técnicas de relaxamento que pode aprender mas respirar é, sem dúvida, a mais útil e prática, pois pode utilizá-la em qualquer momento. Respirar profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, de forma lenta e compassada, ajuda a libertar a tensão e ansiedade. Concentre-se na respiração, no seu corpo, e liberte-se de pensamentos.

 

Rodeie-se de positivismo: Se é no seu ambiente de trabalho que tem de enfrentar diariamente o negativismo de terceiros, então rodeie-se de elementos positivos para criar uma espécie de bolha. Seja um quadro com uma frase positiva ou uma foto das últimas férias em família, o importante é criar para si um espaço seguro e feliz.

 

Responda com amor: Muitas pessoas que se mostram negativas ou pessimistas estão apenas infelizes. Em vez de alimentar sentimentos negativos, ofereça um abraço, se houver intimidade para isso, ou apenas uma palavra simpática ou um elogio. Ou convide a pessoa a fazer voluntariado.

 

 

Elogie: Nada combate a depressão ou tristeza como um elogio. Faça a outra pessoa perceber o que tem de positivo. Este é o primeiro passo para trabalhar as suas qualidades e passar a olhar-se de forma mais positiva.

 

Defina limites: Uma coisa é alguém que, de vez em quando, está deprimido ou triste, outra coisa é quando alguém está sempre neste estado, arrastando todos os que o rodeiam para baixo. Por isso, em vez de ser sempre compreensivo estabeleça um limite na vossa relação, explicando que não pode lidar com um estado de espírito negativo a todo o momento.

 

Ofereça-se para ajudar aquela pessoa a encontrar um profissional que possa dar uma resposta adequada. Por vezes, é mais importante preservarmos a nossa saúde mental e saber dizer adeus.

 

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