Home»S-Vida»Quer um cérebro mais jovem? Coma mais beterraba

Quer um cérebro mais jovem? Coma mais beterraba

Rejuvenescer o cérebro pode ser tão simples quanto isto: fazer exercício e comer regulamente beterraba, revela um estudo realizado nos EUA. Juntos resulta numa conectividade cerebral que se assemelha ao que se vê em adultos mais jovens.

Pinterest Google+
PUB

Se um estudo indica que consumir sumo de beterraba na terceira idade ajuda a baixar a pressão arterial e a controlar problemas cardíacos, uma outra pesquisa incita, definitivamente, a colocar este tubérculo na alimentação: também ajuda a rejuvenescer o cérebro.

 

Os cientistas da Universidade Wake Forest descobriram que, em comparação com o exercício isolado, adicionar um suplemento de sumo de beterraba ao exercício resulta numa conectividade cerebral que se assemelha ao que se vê em adultos mais jovens.

 

A beterraba é rica em nitrato dietético, que o corpo converte em nitrito e, em seguida, em óxido nítrico. O óxido nítrico aumenta o fluxo sanguíneo em áreas que estão especialmente necessitadas. Apenas o exercício aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, de modo que a adição de óxido nítrico do sumo de beterraba amplifica o efeito, revela o estudo.

 

Já muitos estudos ligaram o nitrato da beterraba a um melhor desempenho no exercício físico, a um maior fluxo sanguíneo para o cérebro e a melhorias de condições, que vão desde a doença pulmonar obstrutiva crónica, à diabetes e à hipertensão. Mas, segundo o comunicado da universidade, este é o primeiro a sugerir que o sumo de beterraba pode realmente aumentar o efeito que o exercício tem sobre o envelhecimento do cérebro.

 

Aprenda a fazer húmus de beterraba

Artigo anterior

Os 10 mandamentos da saúde animal

Próximo artigo

Ayurveda e o amor romântico equilibrado