Colocada vedação em estrada na zona de Mértola para proteção do lince ibérico
Na EN122, um troço com cerca de 1,3 quilómetros foi vedado para impedir a chegada deste felino protegido à estrada, numa zona de elevada mortalidade do lince ibérico.
No seguimento de outras medidas já implementadas de proteção do Lince Ibérico, no âmbito do projeto LIFE IBERLINCE, foi concluída a empreitada de colocação de uma rede de vedação na EN122, num troço com cerca de 1,3 quilómetros, localizado no concelho de Mértola pela Infraestruturas de Portugal (IP). O investimento associado foi de cerca de 50 mil euros, suportado pelo orçamento da IP, informa o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A colocação da vedação, entre os quilómetros 43,300 e 44,600, foi realizada neste troço específico por se tratar de uma zona de elevada mortalidade de lince ibérico, visando garantir, simultaneamente, a melhoria das condições de circulação e de segurança dos utilizadores da via. A vedação impede que os animais consigam trepar, sendo complementada por uma rede adicional de reforço que dificulta a passagem dos animais pela zona inferior.
VEJA TAMBÉM: MÉRTOLA INAUGURA CENTRO DE INTERPRETAÇÃO E OBSERVATÓRIO DO LINCE-IBÉRICO
Trata-se de uma medida complementar às já implementadas no passado, com enfoque no controlo da vegetação nas bermas, na colocação de painéis de controlo de velocidade, de sinalização específica alertando para a presença do lince ibérico, de bandas sonoras e de adaptação de passagens hidráulicas a passagens para a fauna, informa o ICNF.
Este projeto terá continuidade no LIFE LYNXCONNECT, iniciado em setembro de 2020, e que decorrerá até 2025, no qual a Infraestruturas de Portugal participa em parceria com diversas organizações de Espanha, e a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), com o ICNF.