Colapso iminente de reservatório de águas poluídas ameaça baía na Flórida
Foi declarado estado de emergência na região pelo perigo de colapso da parede do reservatório e consequente disseminação de resíduos provenientes do fabrico de fertilizantes.

Uma fuga incontrolada num reservatório de águas residuais poluídas ameaça destruir o ecossistema da Baía de Tampa, na Flórida, EUA, e já obrigou à evacuação de centenas de casas na região, informa a agência Reuters.
O colapso ‘iminente’ da parede do reservatório, que contém perto de dois mil milhões de litros de água poluída, ameaça inundar toda a baía, uma vez que ainda não foi possível conter a fuga de água de uma fábrica de fosfato extinta, localizada no sul de Tampa.
O perigo levou o governador da Flórida, Ron DeSantis, a declarar ontem estado de emergência, devido às preocupações com o possível colapso da parede do reservatório e disseminação de resíduos provenientes do fabrico de fertilizantes. «O colapso estrutural pode ocorrer a qualquer momento», disse Jacob Sauer, diretor de segurança pública de Manatee, Flórida, à Reuters.
O secretário da Agência de Proteção Ambiental da Flórida, Noah Valenstein, disse que existe ameaça potencial de desastre ambiental e para a saúde humana. «A ameaça iminente é a saúde pública», disse Valenstein.
As autoridades têm tentado drenar a água poluída do reservatório, propriedade de uma empresa chamada HRK Holdings, para aliviar a pressão sobre o vazamento nas paredes de contenção e evitar a inundação. Ao ritmo atual, dizem as autoridades que serão necessários 10 a 12 dias para drenar a água contaminada.