Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Colapso iminente de reservatório de águas poluídas ameaça baía na Flórida

Colapso iminente de reservatório de águas poluídas ameaça baía na Flórida

Foi declarado estado de emergência na região pelo perigo de colapso da parede do reservatório e consequente disseminação de resíduos provenientes do fabrico de fertilizantes.

Pinterest Google+
PUB

Uma fuga incontrolada num reservatório de águas residuais poluídas ameaça destruir o ecossistema da Baía de Tampa, na Flórida, EUA, e já obrigou à evacuação de centenas de casas na região, informa a agência Reuters.

 

O colapso ‘iminente’ da parede do reservatório, que contém perto de dois mil milhões de litros de água poluída, ameaça inundar toda a baía, uma vez que ainda não foi possível conter a fuga de água de uma fábrica de fosfato extinta, localizada no sul de Tampa.

 

O perigo levou o governador da Flórida, Ron DeSantis, a declarar ontem estado de emergência, devido às preocupações com o possível colapso da parede do reservatório e disseminação de resíduos provenientes do fabrico de fertilizantes. «O colapso estrutural pode ocorrer a qualquer momento», disse Jacob Sauer, diretor de segurança pública de Manatee, Flórida, à Reuters.

 

O secretário da Agência de Proteção Ambiental da Flórida, Noah Valenstein, disse que existe ameaça potencial de desastre ambiental e para a saúde humana. «A ameaça iminente é a saúde pública», disse Valenstein.

 

As autoridades têm tentado drenar a água poluída do reservatório, propriedade de uma empresa chamada HRK Holdings, para aliviar a pressão sobre o vazamento nas paredes de contenção e evitar a inundação. Ao ritmo atual, dizem as autoridades que serão necessários 10 a 12 dias para drenar a água contaminada.

 

 

Artigo anterior

Grão-de-bico e outros alimentos começados por G

Próximo artigo

Estrias? Descubra o poder do óleo de borragem