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Cogumelos: vários benefícios e muitas variedades

Existe uma grande variedade de cogumelos ao nosso dispor. Apenas necessitamos de uma boa dose de imaginação para disfrutar deste alimento, pois são uma excelente opção para compor qualquer prato.

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Os cogumelos são parte integrante da história, senão vejamos: na Antiguidade, os egípcios acreditavam que os cogumelos eram uma oferta do deus Osiris, enquanto que os romanos pensavam que eram resultado dos raios lançados à terra por Júpiter. Já na China, há registos escritos que revelam que os cogumelos eram usados para fins medicinais.

 

Milhares de anos depois, os cogumelos continuam a fazer parte da alimentação um pouco por todo o mundo, sendo consumidos devido ao seu sabor, textura, mas também por causa dos benefícios associados à saúde e que nem todos conhecem.

 

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No caso português, os números dizem que o seu consumo tem vindo a aumentar, apesar de continuar abaixo da média europeia. O que é certo é que o seu consumo é facilitado pela quantidade de formas em que os encontramos à venda: enlatados, secos, congelados ou frescos, adaptando-se às necessidades e aos pratos de cada consumidor.

 

Pese embora esta panóplia de formas, as variedades secas de cogumelos têm um sabor mais intenso e forte do que as outras e têm de ser hidratadas antes de serem confeccionados, sendo facilmente encontradas em supermercados.

 

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No que toca a benefícios, comecemos pela composição: os cogumelos contêm um elevado teor de água, podendo mesmo atingir, em quase todas as variedades, mais de 90%. Além disso, e contrariamente a outros alimentos, os cogumelos têm uma quantidade razoável de proteínas. Fornecem também uma boa dose de fibras, indispensáveis ao bom funcionamento do intestino. Comparativamente à couve branca, por exemplo, estes contêm um valor superior.

 

Por outro lado, os cogumelos são bons fornecedores de selénio, de zinco, de magnésio e de vitamina B3 e B12, vitaminas de extrema importância para uma vida saudável. Nos últimos tempos, o selénio tem suscitado grande interesse pelos seus efeitos positivos, mas, segundo alguns dados, o seu consumo até é inferior ao recomendado, podendo ser compensado, por exemplo, com o consumo de cogumelos. Já o zinco parece ter um papel importante no alívio da depressão e da ansiedade. Segundo algumas investigações científicas, a deficiência de zinco pode ser uma das causas principais da depressão.

 

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Por outro lado, as vitaminas B3 e B12 são extremamente importantes, uma vez que ajudam a prevenir o aparecimento de anemia, que, por sua vez, causa fadiga extrema e afecta fortemente o quotidiano. Para quem queira fazer uma alimentação pouco calórica, os cogumelos também são uma excelente opção. O seu valor energético é baixo: 100g contêm em média 14 Kcal.

 

Enumerados os benefícios, importa referir que, ao escolhermos os cogumelos, é importante ter em conta o tipo de prato que queremos cozinhar. Arrisque-se a experimentar variedades diferentes daquelas que habitualmente costuma consumir e surpreenda-se agradavelmente com novos sabores, texturas diferentes, tamanhos e sabores que as diferentes espécies podem oferecer.

 

 

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