Home»VIDA»CARREIRA»Cinco passos para obter uma imagem positiva

Cinco passos para obter uma imagem positiva

Pinterest Google+

Já pensou na influência que exerce sobre si próprio? E nos outros? É de conhecimento geral que a forma como pensamos, fazemos e dizemos as coisas influencia os resultados que obtemos. Mas como sabemos por onde começar, sem nos perdermos pelo caminho?

 

Uma forma simples e eficaz é através do vocabulário que utilizamos. Se for positivo, estimula-nos a nós próprios e às pessoas que lideramos.

 

– Passo nº 1: Avalie o número de vezes por dia (ou peça a alguém próximo para o fazer) que repete palavras ou frases como “Difícil”, “Complicado”, “Vamos ver se conseguimos”. São expressões que lhe tiram “poder”. Em vez disso, prefira dizer “Vou fazer…” ou “Posso fazer…”.

 

– Passo nº 2: Utilize o discurso direto e evite “falar pelas ramas”. Se é do tipo de pessoas cujo pensamento foge por diversos caminhos quando está a falar, treine o foco e crie um método para organizar as ideias. Quando fala sem rodeios transmite fiabilidade.

 

– Passo nº 3: estabeleça expetativas positivas. Mas cuidado: se forem demasiado positivas, pode não conseguir corresponder àquilo que prometeu. Lembre-se da máxima inglesa: “Under promisse and over deliver” (“Prometa abaixo das expetativas e entregue acima delas”).

 

– Passo nº 4: avalie se repete com muita frequência a frase “Peço desculpa!”. Regra geral, as pessoas que o fazem não se apercebem disso, pelo que devem pedir a alguém próximo que o confirme. A expressão é utilizada quase como uma muleta e estar a pedir desculpa por tudo e por nada desvaloriza a pessoa que é.

 

– Passo nº 5: Arranque já com toda a força com algo que possa mudar agora mesmo. Por exemplo, elimine do vocabulário “Tenho que…” e substitua por “Vou fazer…” ou “Tenho gosto em…”.

 

Como dizia Louis Pasteur, “A oportunidade favorece a mente preparada”. Se tomou consciência de algum destes aspetos e decidiu mudar pelo menos uma coisa hoje, já está no bom caminho!

 

Artigo anterior

Tapete de Arraiolos esculpido em pedra

Próximo artigo

Inês Simas: «Esta mudança alimentar trouxe de volta toda a minha energia»