Cinco dicas para melhorar a saúde da bexiga
Enquanto os investigadores trabalham para entender melhor as causas do cancro da bexiga, há uma série de situações que afetam a saúde da bexiga que podem ser controladas com um ajuste no estilo de vida.

A bexiga faz parte do sistema urinário, que filtra os resíduos do sangue e os transporta para fora do corpo através da urina. O cancro da bexiga desenvolve-se quando células na bexiga começam a crescer fora de controlo.
Saum Ghodoussipour, oncologista urológico e diretor do Programa de Cancro da Bexiga no Rutgers Cancer Institute, EUA, indica algumas recomendações para melhorar a saúde do seu trato urinário.
VEJA TAMBÉM: BEXIGA HIPERATIVA: CONSELHOS MÉDICOS PARA SE LIBERTAR DO PROBLEMA
Parar de fumar
O tabaco é de longe o maior fator de risco para o desenvolvimento de cancro da bexiga. Pessoas que fumam estão até quatro vezes mais propensas do que não fumadores s a desenvolver a doença.
A boa notícia é que o tabagismo é um fator de risco que pode ser controlado com uma mudança no estilo de vida. Tomar medidas para parar agora reduzirá a probabilidade de desenvolver cancro da bexiga mais tarde.
Tente limitar a exposição química
Certas exposições químicas têm sido associadas ao cancro da bexiga, incluindo aquelas usadas em têxteis, corantes, borracha, couro, tinta ou impressão.
Embora seja difícil reduzir a exposição em certas ocupações, seguir os protocolos de segurança adequados e usar equipamentos de proteção individual pode diminuir o impacto.
Hidratar-se
A água potável traz muitos benefícios para a saúde. A American Cancer Society sugere que aqueles que bebem muitos líquidos, especialmente água, tendem a ter taxas mais baixas de cancro da bexiga. A teoria é que essas pessoas esvaziam a bexiga com mais frequência, o que evita que os produtos químicos permaneçam na bexiga.
Faça uma dieta nutritiva
Não existe uma dieta específica recomendada para o tratamento ou prevenção do cancro da bexiga, no entanto, os alimentos ingeridos podem ajudar a prevenir muitas das condições crónicas que aumentam o risco de cancro, como a obesidade.
Converse com o seu médico
Na maioria dos casos, o primeiro sinal de cancro da bexiga é sangue na urina. Outros sintomas incluem dor ou sensação de queimação ao urinar, micção frequente, sentir a necessidade de urinar muitas vezes durante a noite, sentir a necessidade de urinar, mas não conseguir urinar e dor lombar num lado do corpo. É importante conversar com um profissional médico sobre qualquer um desses sintomas ou alterações na micção.