Home»Uncategorized»Cinco dicas para lidar com a humilhação

Cinco dicas para lidar com a humilhação

Provavelmente já aconteceu pelo menos uma vez a cada um de nós. De repente e sem que nada o fizesse prever alguém tenta e, por vezes, consegue humilhar-nos.

Pinterest Google+
PUB

Uma humilhação apanha-nos de surpresa e como tal pelo inusitado da situação pode deixar-nos completamente paralisados, mas esse é em regra o seu objetivo.

 

As pessoas que o fazem procuram esse efeito, “paralisar outro” e criar sentimentos de vergonha e culpa impedindo uma resposta.

 

Mas como responder a essa humilhação?

Uma solução fácil seria evitar relacionar-se com pessoas que o fazem, mas hoje serão umas, amanhã outras. Sempre haverá pessoas que humilham os outros sem darem qualquer importância ao dano que causam. Por isso, deixo-lhe algumas dicas para enfrentar a situação de forma descomplicada.

 

VEJA TAMBÉM: GASLIGHTING: O QUE É, SINAIS DE ALARME E COMO LIDAR

 

1 – Não aceite a humilhação

Apenas será humilhado se o permitir. As situações têm o impacto e a importância que lhe dermos. Sei que o que peço é difícil, mas evite demonstrar que está a sentir-se humilhado, não dando importância ao assunto e respondendo assertivamente.

 

Tenha em mente que nada justifica a humilhação. Nota, ninguém tem o direito de humilhar o outro. Ainda que tenha cometido um erro, a sua resolução não passa pela humilhação. Nunca tolere e nunca permita que não o respeitem.

 

2 – Avalie

Tente perceber se o comportamento de humilhar foi um ato isolado ou é um padrão de comportamento da pessoa em causa. Esta avaliação tem um papel fundamental na forma de gestão da situação.

 

Uma situação isolada, justifica ainda um tentar compreender o que a originou, um padrão é efetivamente uma pessoa tóxica que não quer ter na sua vida.

 

3 – Não aja de forma impulsiva

Quem humilha quer que que aja repentinamente e sem pensar, o que pode acabar por levar a fazer e dizer coisas que nunca faria ou diria noutras circunstâncias.  Mantenha o discernimento, a calma e foque-se em dar a resposta certa que termine com a humilhação.

 

Uma das melhores formas de responder quando alguém o envergonhar é manter a calma e sugerir conversar em privado. Desta forma, mostra ao mesmo tempo que não quer expor a pessoa à mesma humilhação que acabou de sofrer e que o que a pessoa disse não foi suficiente para magoar.

4 – Não aja por raiva

Diante da humilhação, pode sentir uma raiva muito intensa gerando a tentação de contra-atacar. Mas como todas as tentações não têm nada de positivo pelo que o melhor é controlá-la.

 

Não inicie guerras que não acrescentam, escolha o que verdadeiramente vale a pena, as batalhas que quer travar.

 

5 – Defina limites claros

Por fim, tenha em mente que as pessoas só têm a importância que lhes dermos. Não podemos controlar o seu comportamento, mas podemos definitivamente controlar a forma como reagimos ao que dizem e fazem.

 

Defina limites claros para as relações que estabelece e consequências para quando são ultrapassados.

 

Nada tem mais valor que a sua paz, pense nisso!

 

Artigo anterior

Auto-exame da mama deve ser realizado por mulheres com implantes mamários

Próximo artigo

Os diferentes tipos de magnésio e os seus benefícios para a saúde