Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Cinco alimentos para conseguir um bronzeado natural

Cinco alimentos para conseguir um bronzeado natural

Verão é sinónimo de praia, de sol e de um bronzeado bonito. Se os cuidados com o sol são necessários para uma boa proteção e bronzeado gradual, já os alimentos conseguem dar uma ajuda e cimentar esta cor dourada por mais tempo. Descubra quais são.

Pinterest Google+
PUB

Cenoura, beterraba, melancia, manga e abóbora. «Estes são alimentos que para além de promoverem o bronzeado da pele também ajudam a proteger dos efeitos negativos da radiação ultravioleta em excesso, por serem ricos em carotenóides – pigmentos presentes nas frutas e legumes, responsáveis pelas cores dos mesmos e que vão do amarelo ao vermelho. Desta forma, é possível identificar os alimentos ricos nestes tipos de pigmentos pela sua cor», explica a nutricionista Mafalda Almeida, que, juntamente com a Maria do Pomar partilham os cinco melhores alimentos para conseguir um bronzeado natural, recorrendo apenas a alimentos naturais.

 

Cenoura

Um dos alimentos mais versáteis na cozinha, usada em saladas ou sumos, é conhecida por quem procura um bronze mais natural. Esta é rica em vitamina A e contém cerca de 5,6mg de caroteno por cada 100g, uma substância responsável pela produção de melanina e que ajuda a manter o bronzeado da pele. A cenoura é um snack ideal para levar para a praia, uma vez que para além de estimular o bronzeado, é baixa em calorias e rica em fibra, o que vai promover uma maior saciedade.

 

Beterraba

Também rica em betacaroteno, evita o envelhecimento precoce da pele ao mesmo tempo que a protege dos raios solares. Faça uma salada com beterraba e junte cenoura, para um resultado mais eficaz.

 

VEJA TAMBÉM: CUIDADOS A TER COM OS CABELOS NO VERÃO

 

Melancia

Ñão só ajuda neste processo porque permite a produção e absorção de betacaroteno, mas porque é uma das frutas mais hidratantes de todas, por ser constituída em mais de 80% por água. A sua pele e o seu corpo agradecem, especialmente nos dias de maior calor.

 

Manga

Não é por acaso que os alimentos com uma cor mais laranja, ajudam a bronzear, deve-se à presença de caroteno. A manga tem cerca de 1,8mg de caroteno por 100g e a sua ação antioxidante ajuda a dar à sua pele um aspeto mais saudável.

 

Abóbora

Os últimos são sempre os primeiros e este legume não é exceção. A sua tonalidade laranja é um indicador de que é um alimento rico em betacaroteno, com cerca de 1mg por 100g, e que não pode faltar na sua alimentação se quer manter o bronzeado da sua pele.

 

 

Segundo Mafalda Almeida, «o betacaroteno é o carotenoide mais abundante nos alimentos e é um precursor da vitamina A, ou seja, depois de ingerido este converte-se, a nível intestinal, em retinol e de seguida em vitamina A. Esta é uma vitamina lipossolúvel, o que significa que, para ser corretamente absorvida, necessita de uma fonte de gordura, desta forma, a junção de frutos secos às frutas e legumes descritos em cima são uma boa opção, visto que para além de promoverem a absorção de vitamina A os frutos secos têm capacidade para atenuar o stress oxidativo que as radiações ultravioleta induzem no organismo».

 

Para uma maior promoção do bronzeado natural, a nutricionista aconselha a ingestão de 15 a 25mg de betacaroteno por dia, o que equivale a 3 porções diárias destes alimentos (2 cenouras e 1/2 manga por exemplo), no entanto, e por se tratarem de alimentos saudáveis devido à sua riqueza em fibras, vitaminas e minerais, podem ser consumidos numa quantidade superior.

 

Por fim, além da ingestão destes alimentos que ajudam a prolongar o bronzeado da pele, «é fundamental ter também outros cuidados como incluir uso de protetor solar na sua rotina de beleza e não estar exposto ao sol nas horas de maior calor».

 

Artigo anterior

Vai um café? O ritual, os tipos e a sua ação

Próximo artigo

Tapada Grande, uma praia fluvial multifacetada