Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Cinco alimentos para compensar os excessos de dezembro

Cinco alimentos para compensar os excessos de dezembro

As festas de dezembro fazem deste o mês mais propício a uma alimentação menos equilibrada. Além do tradicional bacalhau e das batatas cozidas que enriquecem a ceia natalícia de norte a sul do país, não faltam à mesa os doces, os fritos e os pratos mais calóricos que marcam todo o período de festividades e que fazem do aumento de peso uma realidade.

Pinterest Google+
PUB

Para que o dia 31 de dezembro marque o fim dos excessos alimentares, a Maria do Pomar, plataforma de venda ao domicílio, sugere os cinco alimentos que permitirão entrar em 2021 com o pé direito e uma dieta saudável e equilibrada.

 

Abacaxi

Consumido ao natural, em sumos ou mesmo em sobremesas, é um fruto com diversos benefícios para a saúde. É rico em nutrientes, sendo ainda constituído por minerais e vitaminas. A água é também um dos seus principais componentes, o que o torna diurético e ajuda a diminuir a retenção de líquidos. Permite ainda o decréscimo do desejo pelo consumo de doces, pelo que compensa os excessos e ajuda a emagrecer.

 

Abacate

Rico em fibras, o abacate proporciona uma sensação de conforto e saciedade, ao equilibrar ainda os níveis de açúcar no sangue e controlar o apetite.  Tem também vitaminas C, E e K e minerais como potássio e magnésio. Apesar de todos os benefícios, é uma fruta muito calórica, pelo que deve ser consumida em pequenas quantidades.

 

Espinafres

Saladas frias ou quentes, sopas, refogados ou mesmo sumos naturais, são algumas das opções onde é possível introduzir espinafres. Este é o alimento ideal para quem deseja integrar mais vitaminas, minerais e fibras na dieta ou emagrecer – ao ser pobre em calorias, pode estar presente nas diversas refeições ao longo do dia.

 

Cenoura

Alimento composto por fibras, melhora a digestão e ajuda à diminuição do peso e à sensação de falta de apetite. Quando consumida crua, mantém a glicemia controlada, o que a torna numa opção favorável para pessoas diabéticas. Para obter todos os seus benefícios, o ideal é consumir uma cenoura por dia.

 

Hortelã

A hortelã pode estar presente em refeições ou mesmo em sumos. No entanto, o chá deste produto é o mais indicado para quem deseja emagrecer. Além de ajudar a fortalecer os órgãos digestivos, evita as dores de estômago e facilita a própria digestão. Contém fibras, proteínas, vitaminas C, vitamina D e minerais, tais como magnésio, ferro, sódio e potássio.

 

 

Artigo anterior

Descubra a bebida certa para o seu signo

Próximo artigo

Quiz: diz-me quem és, dir-te-ei onde passares a Passagem de Ano