Home»VIDA»DIREITOS HUMANOS»Cimeira em Madrid debate inclusão das 285 milhões de pessoas afetadas pela deficiência visual

Cimeira em Madrid debate inclusão das 285 milhões de pessoas afetadas pela deficiência visual

O secretário-geral da ONU, António Guterres, estará presente naquele que é o maior encontro mundial de pessoas com deficiência visual do mundo. Até quarta-feira, a interação junta representantes de 190 países e 200 organizações com mais de 300 milhões de membros.

Pinterest Google+
PUB

Madrid acolhe a partir desta segunda-feira a Cimeira Mundial da Cegueira 2021, onde serão debatidas as soluções a encontrar para melhorar a vida das cerca de 285 milhões de pessoas que vivem afetadas pela deficiência visual no mundo.

 

De forma presencial ou virtual, mais de 3,5 mil participantes debaterão temas relacionados com deficiência visual incluindo o secretário-geral da ONU, António Guterres, que abordará a meta de inclusão de pessoas com deficiência visual, prevista nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.

 

VEJA TAMBÉM: LEGO BRAILLE BRICKS CHEGAM A PORTUGAL EM 2021

 

Os organizadores preveem que esta seja «a maior cimeira mundial sobre a cegueira da história», que reúna desafios e inquietações das 285 milhões de pessoas com deficiência visual. Entre os pontos a serem levantados estão o acesso às necessidades básicas de higiene e saúde, os direitos e a inclusão de novas tecnologias.

 

Até quarta-feira, 30 de junho, a cimeira junta representantes de 190 países, em nome de 200 organizações com mais de 300 milhões de membros.

 

Atenção especial às crianças

As crianças terão aqui um debate central. O centro da discussão em torno do lema “Aos olhos de todos” estarão questões relacionadas com a educação do grupo, num mundo onde mais de metade das crianças cegas não têm acesso à educação.

 

Estas barreiras limitam a participação plena do grupo em áreas essenciais como formação, emprego, autonomia, tecnologia, leitura, cultura e desporto, carecendo as pessoas com deficiência visual de maior integração.

 

Artigo anterior

Não bebe água suficiente? Então, estas dicas são para si

Próximo artigo

Ciclo de vida do robalo é afetado pelas alterações climáticas