Home»VIDA»ALTERNATIVAS»Chyawanprash: o tónico ayurvédico para uma vida longa

Chyawanprash: o tónico ayurvédico para uma vida longa

O outono é uma a estação que convida fortemente a acionarmos os nossos mecanismos de defesa imunitária e a investirmos em vários métodos de prevenção. Na Ayurveda, o Chyawanprash cumpre essa função de proteção, cuidado, aumento da nossa resistência e capacidade de adaptação às diferenças de temperatura e estados climáticos típicos da época. Entram na sua composição cerca de 50 ervas medicinais.

Pinterest Google+
PUB

Benefícios do Chyawanprash

O Chyawanprash ajuda a equilibrar os três doshas – Vata, Pitta e Kapha (humores corporais/bioenergias que regulam a estrutura e as biofunções do corpo humano). Estudos contemporâneos corroboram e validam as antigas reivindicações e crenças tradicionais a respeito do uso terapêutico do Chyawanprash. Os ingredientes à base de plantas e condimentos ajudam a condensar o sistema circulatório, canalizando assim a remoção das toxinas de tecidos distantes e dos órgãos viscerais.

 

Este complexo herbal milenar é utilizado em toda a Índia como preventivo e curativo para todo o tipo de debilidades, sendo tradicionalmente administrado em pequenas quantidades, juntamente com uma bebida ou enquanto condimento. Tem uma ação generalista e ativa, prevenindo a ocorrência de eventuais problemas de saúde graves. Enquanto curativo, atua ao nível da capacidade de recuperação do organismo.

 

Para além disto, promove ainda uma ação sinergética e reequilibrante dos órgãos. Do ponto de vista fitoterápico é uma fórmula particularmente equilibrada pois as plantas que a constituem são cuidadosamente selecionadas e harmonizadas, de modo a prevenir que as suas ações se anulem ou incompatibilizem.

 

O Chyawanprash tem sido uma parte consistente da tradição indiana como alimento funcional e nutracêutico nos últimos 5000 anos, tendo mantido a sua importância devido aos seus inigualáveis benefícios. A fórmula do Chyawanprash possui vitaminas, proteínas, fibras alimentares, conteúdo energético, hidratos de carbono, baixo teor de gordura (zero por cento de colesterol), níveis apreciáveis de oligoelementos principais e secundários, e carotenóides que atuam como micronutrientes para fins revigorantes.

 

Os efeitos antioxidantes sinérgicos da vitamina C, juntamente com a vitamina E os carotenóides, são bem conhecidos. A rica composição nutritiva e as biomoléculas antioxidantes do Chyawanprash atuam isoladamente e sinergicamente para imunomodulação, construção do corpo, restauração da saúde e prevenção de danos oxidativos (uma das principais causas de várias doenças degenerativas).

 

VEJA TAMBÉM: AYURVEDA E O STRESS: QUANDO RIR É O MELHOR REMÉDIO

 

De uma forma geral o Chyawanprash apresenta propriedades, adaptogénicas, rejuvenescedoras, antisstress, anticancerígenas, imunomoduladoras, cardio-protectora, antioxidantes, vermífugas, anti-helmínticas, antifúngicas, anti-infeciosas, anti-lipídicas, anabólicas, imunitárias, antialérgicas, antissépticas e anti-inflamatórias que derivam do conjunto de propriedades das plantas que entram na sua composição.

 

O Chyawanprash constrói o Ojas (a essência do corpo, o oitavo tecido de carácter energético) para apoiar um sistema imunológico saudável, proporcionando força, vigor e vitalidade. Indicado nas disfunções respiratórias (bronquites, tuberculose, asma, incluindo também a tosse e as constipações). Atua em situações de ansiedade, desordens urinárias, gota, desordens sexuais, aumentando a resistência sexual no homem. Ajuda a proteger de debilidades gerais, desordens infeciosas e alérgicas.

 

É um fortificante do sistema imunitário, atuando suavemente ao nível do sistema nervoso, digestivo, respiratório e circulatório. É eficaz nas durante a convalescença, em doenças crónicas, e na debilidade geral. Melhora a digestão e o peristaltismo intestinal, promovendo o apetite saudável, e uma evacuação facilitada. Melhora a acuidade e reduz a fadiga mental. Aumenta os níveis de proteína sérica no organismo. Aumenta os níveis de hemoglobina, reequilibra o Ph sanguíneo, e melhora a coagulação sanguínea. Diminui as desordens debilitantes e de envelhecimento, enquanto induz a longevidade tecidular e orgânica.

 

Rejuvenesce os idosos, e fornece nutrição de qualidade a crianças pequenas. É útil para pessoas emagrecidas devido a lesões no peito, a quem o Chyawanprash fornece nutrição. Constitui um excelente tónico para problemas de garganta e problemas relacionados com a voz. Melhora a inteligência, e pode melhorar a memória. Ajuda a tornar a pele brilhante, e fomenta os processos de cicatrização. Aumenta a força e resistência. Fornece força aos órgãos dos sentidos.

 

VEJA TAMBÉM: TRIPHALA: A BÊNÇÃO AYURVÉDICA PARA O METABOLISMO

 

Como tomar o Chyawanprash

Recomenda-se tomar 1ou 2 colheres de chá de Chyawanprash, uma ou duas vezes ao dia com leite morno ou conforme recomendado pelo médico ayurvédico. O leite é considerado um anupana ou veículo que ajuda a transportar em profundidade as qualidades do Chyawanprash aos tecidos. Algumas pessoas usam Chyawanprash como uma compota que espalham sobre o pão ou as torradas. Contudo, o método ideal e autêntico de tomá-lo é ingeri-lo com leite. As crianças devem tomar apenas meia colher de chá de Chyawanprash. A toma pode ser iniciada após os três anos de idade. É recomendável o recurso ao parecer de um médico ayurvédico ou profissional de saúde antes da utilização deste suplemento alimentar.

 

Precauções e contraindicações

Em geral, não há registo de efeitos colaterais associados ao Chyawanprash. De qualquer forma é adequada atenção aquando de uma primeira toma, para se registarem quaisquer distúrbios ou efeitos colaterais. Como contém açúcar, os pacientes diabéticos e pessoas com altos níveis de açúcar no sangue devem evitá-lo. No entanto, o Chyawanprash sem açúcar também foi disponibilizado comercialmente. Deve ser evitado quando se conhece a alergia a algum dos seus componentes. Se existir a toma de algum tipo de medicamento com receita médica, a sua ingestão deve ser feita após a consulta com o médico ou profissional de saúde ayurvédico.

 

Algumas pessoas acreditam que o Chyawanprash aumenta o peso porque contém manteiga clarificada (ghee) e óleo de sésamo, contudo, essa ideia não tem fundamento. Apesar de conter manteiga clarificada e óleo de sésamo, a quantidade Chyawanprash por colher de chá é mínima para poder causar um ganho de peso. Existem muitas variedades de Chyawanprash. Ele pode aparecer no mercado com muitos sabores. Contudo nos antigos livros ayurvédicos não existe menção a variedades aromatizadas sendo por isso recomendável a ingestão de uma fórmula original.

Artigo anterior

Doçura ou travessura? DiverLanhoso promete muitos sustos neste Halloween

Próximo artigo

Unhas para o outono: as cores que dominam