Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Churro ou fartura? Conheça as calorias de cada um

Churro ou fartura? Conheça as calorias de cada um

As festas de verão estão aí e com elas chegam as inúmeras rulotes de churros e farturas. Ao som dos carrosséis e do pregão dos feirantes, é quase impossível resistir a esta tentação altamente calórica. Mas saiba exatamente o que está a comer.

Pinterest Google+

Farturas, churros, churros com chocolate, com doce de leite, com doce de morango ou com doce das inúmeras marcas de guloseimas preferidas dos mais pequenos. De norte a sul e ilhas, são inúmeras as feiras, festas e romarias onde não faltam as rulotes de farturas nesta altura do ano. Todos sabemos que é um doce para comer só de vez em quando. E todos sabemos que estão pejados de açúcar e gordura. Mas quer saber realmente a quantidade de calorias das farturas e dos churros? A DECO fez as contas.

 

Mas primeiro, fique a saber as calorias que mulheres e homens devem consumir diariamente, segundo a Direção-geral da Saúde revela nos seus ‘Princípios para uma Alimentação Saudável’: «Os valores de energia médios aconselhados para adultos saudáveis variam geralmente entre as 1800 e as 2500 calorias, dependendo do estilo de vida de cada pessoa, designadamente do dispêndio em atividade física. Nas mulheres os valores médios variam geralmente entre as 1500 e as 1800 calorias e nos homens estes valores podem variar entre as 2000 e as 2500 calorias»,

 

VEJA TAMBÉM: AMOR COM FARTURA: A VIDA DE UMA FEIRANTE DE FARTURAS

 

Prosseguindo para os churros e farturas. A base destas iguarias de rua são a farinha e a água. Porém, são fritas e levam ainda mais açúcar, canela e doces vários no caso dos churros recheados.

 

A Associação de Defesa do Consumidor fez a análise nutricional das farturas, churros simples e churros com chocolate. «O facto de serem fritos em óleo vegetal faz com que tenham um elevado teor de gordura. Os churros com chocolate, por exemplo, têm mais 40% de gordura do que a versão simples. Os açúcares oscilam entre 5 e 16%, também em maior proporção na versão recheada. O sal e os ácidos gordos nunca estão em quantidades muito elevadas, mas não são para ignorar», alerta a DECO.

 

Assim, fique a saber que uma fartura tem cerca de 293 kcal. É composta por 20% de gordura, 5,5% de açúcares e 2,5% de ácidos gordos saturados. O sal representa 1%, revela a DECO. Assim, por 100gr, está a consumir 370 calorias.

 

VEJA TAMBÉM: RECEITA: CHURROS COM CHOCOLATE

 

Passemos aos churros simples. As contas da associação indicam que cada unidade tem 85 calorias. Os churros simples são compostos por 14% de gordura, 6,5% de açúcares, 2% de ácidos gordos saturados e 1% de sal. Por 100gr está a consumir 325 calorias.

 

Por fim, o churro com chocolate. Uma unidade tem 590 kcal, ou seja, mais de um quarto das necessidades calóricas diárias. Este é composto por 22% de gordura, 16% de açúcares, 3,5% de ácidos gordos saturados e 1% de sal. Por 100gr está a consumir 405 calorias. Agora, é fazer as contas. Mas parece-nos que o melhor é mesmo dividir um pacote de churros simples com os seus amigos ou familiares.

 

Mas ao comprar estas iguarias nas feiras, tenha ainda em atenção as condições de higiene. Verifique se os funcionários têm luvas, toucas e farda, se as bancadas estão limpas e se o óleo onde os churros e farturas estão a ser fitos não está com aspeto já queimado. Também é importante que quem manuseie os alimentos não manuseie diretamente o dinheiro sem lavar as mãos.

 

Artigo anterior

Dê um look de verão à sala de estar

Próximo artigo

Prepare a melhor festa de verão em sua casa