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Chefs de topo lançam campanha para se comer mais peixes pequenos

A campanha de nível mundial pretende promover peixes como as sardinhas e anchovas e retirar pressão à pesca excessiva de peixe graúdo nos oceanos.

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Chefs de topo de nível mundial juntaram-se ontem em San Sebastian, Espanha, para lançarem uma campanha de promoção dos peixes pequenos, com o objetivo de alimentar mais pessoas e retirar pressão à pesca excessiva de peixe graúdo nos oceanos.

Comer peixes como as sardinhas, arenques ou anchovas diretamente, em vez de os processar para utilização como alimento em aquacultura, suinicultura ou em aviários, é uma forma mais inteligente de utilizar estes recursos, refere a organização Oceana, responsável pela campanha.

Segundo a Reuters, chefs com estrela Michelin como Brett Graham e Gaston Acurio estiveram no lançamento da campanha em San Sebastian, uma das cidades do mundo com mais estrelas Michelin.

Os chefs comprometeram-se a servir anchovas e outros peixes pequenos nos seus restaurantes.

«Nós podemos alimentar dezenas de milhões de pessoas a mais se simplesmente comermos anchovas e outros peixes diretamente, em vez de serem utilizados para alimentar salmões de viveiro ou outros animais criados com farinhas e óleos de peixe », disse Andy Sharpless, diretor executivo da Oceana.

A Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas estima que 37 por cento de todos os peixes marinhos capturados em todo o mundo são transformados em alimento para peixes e óleo de peixe.

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