Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Chá verde beneficia saúde intestinal

Chá verde beneficia saúde intestinal

Muito associado ao emagrecimento, o chá verde tem muitos mais benefícios para a saúde, segundo um novo estudo realizado pela Universidade do Estado de Ohio, EUA. A nova pesquisa mostra que o chá verde estimula o crescimento das bactérias boas do intestino, e isso leva a uma série de benefícios.

Pinterest Google+

O chá verde favorece a saúde intestinal, acarretando benefícios vários para a saúde, seguindo um novo estudo realizado por investigadores da Universidade do Estado de Ohio, EUA. Este chá, muito consumido no Japão, aliviou vários biomarcadores inflamatórios ligados a problemas de saúde, revela a pesquisa publicada no ‘Journal of Nutritional Biochemistry’

 

Nesta investigação, verificou-se que ratos alimentados com uma dieta de 2 por cento de extrato de chá verde tiveram melhorias na saúde comparativamente com os ratos que fizeram uma dieta sem este extrato. Os benefícios observados no novo estudo parecem resultar da melhoria da saúde intestinal, uma vez que se encontraram micróbios mais benéficos nos intestinos dos ratos e menos permeabilidade na parede intestinal. «Este estudo fornece evidências de que o chá verde estimula o crescimento de boas bactérias intestinais, e isso leva a uma série de benefícios que diminuem significativamente o risco de obesidade», disse Richard Bruno, principal autor do estudo e professor de nutrição humana na Universidade do Estado de Ohio.

 

VEJA TAMBÉM: MENTA, HIBISCO, CAMOMILA… ESCOLHA O MELHOR CHÁ PARA SI

 

Mudanças negativas no microbioma intestinal foram previamente associadas à obesidade, e o chá verde tem demonstrado promover bactérias saudáveis. A equipa queria explorar se havia um argumento para o chá verde prevenir a obesidade, a inflamação e outros fatores ligados à má saúde metabólica, disse Richard Bruno. «Os resultados dos estudos que analisaram a gestão da obesidade até agora têm sido confusos. Alguns parecem apoiar o chá verde como solução para perda de peso, mas muitas outras pesquisas não mostraram nenhum efeito, provavelmente devido à complexidade da dieta em relação a vários fatores de estilo de vida. O nosso objetivo é descobrir como o chá verde evita o ganho de peso», declarou o investigador.

 

O chá verde tem uma história rica em países asiáticos e tem sido cada vez mais adotado no Ocidente, em parte pelos seus potenciais benefícios à saúde. Catequinas, polifenóis e anti-inflamatórios encontrados no chá verde têm sido associados a benefícios contra o cancro e menor risco de doença cardíaca e hepática.

 

VEJA TAMBÉM: ALIMENTOS FERMENTADOS ALIADOS DA SAÚDE (SOBRETUDO DO INTESTINO)

 

Os investigadores suspeitaram que o chá verde pode prevenir a obesidade e proteger contra a inflamação no intestino com base em estudos anteriores, então criaram uma experiência que examinou os efeitos do chá verde em ratos alimentados com uma dieta normal e alta em gordura projetada para causar obesidade. Durante oito semanas, metade dos animais fez uma dieta rica em gorduras, destinada a levar à obesidade, e metade foi alimentada com uma dieta regular. Em cada um desses grupos, metade comia extrato de chá verde misturado com a comida.

 

Depois, os pesquisadores mediram o peso do corpo e do tecido adiposo, a resistência à insulina e outros fatores, tais como permeabilidade do intestino, movimento de um componente derivado de bactérias intestinais para a corrente sanguínea, onde provoca inflamação e resistência à insulina, inflamação no tecido gorduroso e intestinos e a composição dos micróbios do intestino.

 

VEJA TAMBÉM: CHÁ DE HIBISCO: UM AUXILIAR PODEROSO NA DIETA

 

Os ratos alimentados com uma dieta rica em gordura suplementada com chá verde ganharam cerca de 20% menos peso e tiveram menor resistência à insulina do que os ratos alimentados com uma dieta idêntica sem chá. Esses ratos também tinham menos inflamação no tecido adiposo e no intestino. Além disso, o chá verde parecia proteger contra o movimento da endotoxina, um componente bacteriano tóxico, para a corrente sanguínea.

 

Os pesquisadores também descobriram que o chá verde parecia contribuir para uma comunidade microbiana saudável nos intestinos dos ratos alimentados com uma dieta rica em gordura. Os ratos alimentados com a dieta normal ou com baixo teor de gordura suplementada com chá verde também tiveram benefícios, incluindo ganho de peso reduzido e níveis mais baixos de endotoxina, mas estes foram relativamente modestos comparados aos efeitos observados em ratos alimentados com dieta rica em gordura.

 

O consumo de chá verde seria equivalente a cerca de 10 chávenas de chá verde ao longo do dia para uma pessoa. «Pode parecer muito chá, mas não é muito incomum em certas partes do mundo», disse o investigador.

 

 

Artigo anterior

Stress e ansiedade: como não fazer as escolhas alimentares erradas

Próximo artigo

Alimentos que são fantásticos produtos de limpeza