Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Cerca de um quarto dos portugueses nunca visita o dentista ou apenas o faz em caso de urgência

Cerca de um quarto dos portugueses nunca visita o dentista ou apenas o faz em caso de urgência

Alerta do Instituto de Implantologia, no âmbito do Dia Mundial do Sorriso, que se assinala hoje, 5 de outubro.

Pinterest Google+

27,1% dos portugueses nunca visitam o médico-dentista ou apenas o fazem em caso de urgência. O alerta é do Instituto de Implantologia, no âmbito do Dia Mundial do Sorriso, que se assinala hoje, 5 de outubro, lembrando da importância de visitar, com regularidade, o médico-dentista.

 

O sorriso é o cartão-de-visita de grande importância nas relações interpessoais e um fator determinante na autoconfiança e autoestima. Segundo dados do Barómetro Nacional de Saúde Oral, «92% dos portugueses considera que um sorriso bonito é muito importante». Contudo, «27,1% dos inquiridos nunca visitam o médico-dentista, ou apenas o fazem em caso de urgência».

 

VEJA TAMBÉM: COMO FAZER UMA BOA PREVENÇÃO E HIGIENE ORAL

 

Como parte integrante de um estilo de vida saudável, a manutenção de uma boa saúde oral é fundamental para ter um sorriso bonito e harmonioso, principalmente tendo em mente que 68% da população  tem falta de dentes. Hábitos adequados de higiene oral e consultas regulares com o seu médico dentista podem permitir corrigir situações como dentes lascados, manchas ou pigmentos ou espaçamento entre dentes.

 

«Hábitos de higiene oral adequados e consultas regulares com o seu médico dentista podem ajudar na consciencialização do paciente, nomeadamente no que diz respeito a alguns mitos sobre a saúde oral que persistem entre a sociedade», refere João Caramês, Diretor Clínico do Instituto de Implantologia.

 

VEJA TAMBÉM: COMO CUIDAR DOS DENTES DAS CRIANÇAS?

 

As visitas regulares ao médico-dentista são um fator determinante na promoção da saúde e prevenção de doenças orais, de forma a evitar tratamentos mais invasivos e dispendiosos. A manutenção dos tratamentos realizados e uma melhoria estética permitem um sorriso mais bonito e saudável ao longo do tempo.

 

A prevenção e as idas regulares ao dentista são fundamentais não só para cuidados regulares, bem como na prevenção de problemas de saúde mais graves.

Artigo anterior

Recorde: Alimentos que fortalecem o sistema imunitário

Próximo artigo

Ar do interior das casas pode ser pior do que o da rua