Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Ceias de Natal e de Ano Novo: cuidados simples que evitam excessos

Ceias de Natal e de Ano Novo: cuidados simples que evitam excessos

É comum ocorrerem exageros nas festas de fim de ano, mesmo entre aquelas pessoas que passaram o ano todo a controlar as calorias ingeridas. Veja cuidados a ter.

Pinterest Google+

As ceias de Natal e de Ano Novo costumam representar um grande ‘desastre’ para qualquer controlo de peso. Alguns cuidados simples na hora de preparar as ceias e escolher a forma de confecção dos alimentos podem minimizar os efeitos de uma boa refeição sobre o aumento de peso em função dos ‘exageros’.

 

Para quem prepara a ceia, é bom começar a pensar no tipo de refeição a fazer, se quer uma refeição de carne ou de peixe. Após esta decisão, escolhe-se o tipo de carne ou o tipo de peixe a utilizar. Por exemplo, se for escolhida uma carne gorda (leitão, entrecosto ou pernil), deve escolher acompanhamentos que não contenham muita gordura.

 

O ideal para acompanhar as carnes gordas são as preparações que, embora possam conter calorias, as mesmas não são provenientes das gorduras na sua maioria. Como o arroz branco, batatas cozidas ou assadas sem molho, massas sem molhos, leguminosas cozidas, saladas cruas e/ou legumes cozidos.

 

VEJA TAMBÉM: APETECE-LHE UM DOCE DE NATAL? VEJA ESTAS DICAS PARA CONTROLAR OS DESEJOS ALIMENTARES SÚBITOS

 

Quando se dá preferência a carnes mais magras (aves, peixes ou carne de vaca ou de porco magra), pode-se optar por acompanhamentos que contenham um pouco mais de gordura, podendo ser adicionado em quantidades moderadas alguns tipos de molhos, como por exemplo maionese, ketchup, molho de natas ou de manteiga. É importante lembrar que, mesmo no caso das carnes magras, é conveniente retirar toda a gordura visível antes da preparação ou da confeção.

 

Até mesmo as sobremesas devem ser escolhidas com cuidado. De nada adianta fazer uma boa selecção dos acompanhamentos nas ceias e abusar das sobremesas que são, normalmente, alguns dos pratos mais calóricos. Se a refeição escolhida for à base de carnes gordas, as sobremesas devem restringir-se a frutas frescas e alguns doces de frutas, principalmente as saladas de frutas, gelatinas ou mesmo barrinhas de cereais.

 

Doces que contenham ovos, leite, manteiga ou de leite condensado (exemplo: pudins e mousses) podem ser utilizados naquelas ceias em que se escolheu pratos mais “leves e menos calóricos”. Por isso, procure não associar tortas, bolos ou outros doces, que contenham estes alimentos, às refeições que contenham muita gordura. O melhor é deixar as tortas ou os bolos de chocolate ou de nozes, por exemplo, para o horário dos lanches, desde que consumidos moderadamente, e sem excessos.

 

VEJA TAMBÉM: A GUERRA DAS CALORIAS NATALÍCIAS. QUEM VENCE NESTAS 10 BATALHAS?

 

Para ter uma ideia da diferença calórica entre os pratos, uma fatia de pernil de porco assado (aproximadamente 100 gr) contém, em média, 374 kcal, sendo que 30% do total das calorias são provenientes da gordura. A mesma quantidade de carne de peru assada contém 176 kcal e de bacalhau cozido contém 82 kcal, com apenas 7,6% e 7,3%, respectivamente, total das calorias proveniente da gordura.

 

As bebidas alcoólicas também representam um acréscimo importante de calorias na alimentação, assim como os refrigerantes. Por isso, para quem quer comer um pouco mais na ceia de fim de ano sem comprometer muito o peso, substitua os refrigerantes por sumos de frutas ou utilize os refrigerantes do tipo light, diet ou zero, e não abuse das bebidas alcoólicas. Por exemplo, um cálice de vinho tinto (100 ml) contém, em média, 85 kcal, enquanto a mesma quantidade de uma bebida destilada, com elevada concentração alcoólica (como o vodka, o whisky, o rum, etc.) contém, em média, 240 kcal.

 

Assim sendo, tenha cuidado na escolha dos alimentos que vão compor a ceia do Natal e a do Ano Novo. E aproveite as festas de fim de ano sem perder a forma. Na galeria acima, veja agora algumas recomendações importantes.

Artigo anterior

A maioria das pessoas acha-se menos feliz do que os seus amigos

Próximo artigo

Prepare a mesa para o Natal com elegância e originalidade