Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Castelo Rodrigo e Cumeada entre as melhores aldeias turísticas do mundo

Castelo Rodrigo e Cumeada entre as melhores aldeias turísticas do mundo

As duas aldeias estiveram em concorrência com 170 candidatas de 75 países, naquela que foi a primeira edição da iniciativa promovida pela Organização Mundial de Turismo.

Pinterest Google+
PUB

A aldeia de Castelo Rodrigo, na Guarda, e a aldeia de Cumeada, em Évora, foram distinguidas na categoria de “Melhor Aldeia Turística” pela Organização Mundial do Turismo, num total de 44 aldeias de 32 países distinguidas.

 

As duas aldeias estiveram em concorrência com 170 candidatas de 75 países, naquela que foi a primeira edição da “Best Tourism Villages by UNWTO”, uma iniciativa promovida pela Organização Mundial de Turismo. O galardão distingue aldeias, por todo o mundo, genuinamente comprometidas com a promoção e a preservação do seu legado cultural e histórico, e promotoras de turismo sustentável.

 

VEJA TAMBÉM: ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL PARTILHAM BOAS PRÁTICAS TURÍSTICAS NA COP26

 

Através do exemplo das “Melhores Aldeias Turísticas”, a Organização Mundial do Turismo procura demonstrar que o turismo pode ser uma força positiva para o desenvolvimento rural e o bem-estar das comunidades.

 

“O turismo pode ser um motor de coesão social e inclusão, promovendo uma distribuição mais justa de benefícios em todo o território e empoderando as comunidades locais”, disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. “Esta iniciativa reconhece as aldeias empenhadas em fazer do turismo um forte impulsionador do seu desenvolvimento e bem-estar”, acrescentou em comunicado.

 

Carlos Condesso, presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, congratula-se pelo facto de a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo ter recebido este prémio. Em comunicado declarou: “Num universo tão grande de candidaturas. Este galardão é o reconhecimento do trabalho desenvolvido há décadas por vários agentes locais, políticos e pelo Turismo de Portugal e a Associação das Aldeias Históricas de Portugal, que levaram a cabo esta candidatura. Este é um prémio que dedico a todos os cidadãos do concelho, em especial aos habitantes de Castelo Rodrigo, pois são eles que dão vida a esta aldeia e, também, a todos os que têm visitado esta magnífica Aldeia Histórica e que tanto a têm valorizado. Esta distinção confirma que a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo e as restantes 11 aldeias da rede estão no caminho certo, para continuar a desenvolver um trabalho ao nível da sustentabilidade ambiental e da dinamização e divulgação, por forma a captar ainda mais fluxos turísticos para estes territórios de baixa densidade, que têm tanto potencial para explorar”.

 

 

 

Artigo anterior

Como resistir aos alimentos mais viciantes

Próximo artigo

10 dicas para proteger o nosso cão no inverno