Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Casais usam truque mental para se manterem fiéis

Casais usam truque mental para se manterem fiéis

O estudo sugere que existem processos que ajudam a consciencializar os elementos do casal e que tornam mais fácil a fidelidade ao compromisso que assumiram com o parceiro.

Pinterest Google+

Segundo uma nova pesquisa publicada no ‘Personality and Social Psychology Bulletin’, as pessoas que estão comprometidas num relacionamento vêem os outros automaticamente como menos atraentes.

 

Este é um processo inconsciente que ajuda os casais a permanecerem fiéis, e quanto mais satisfeitos estiverem com os seus relacionamentos menos interesse têm noutras pessoas.

 

Veja a galeria: Como gerir os ciúmes

 

Encontrar alguém fisicamente atraente «é a principal razão pela qual as pessoas sentem o desejo de terem encontros românticos com alguém», elucida Shana Cole, autora líder do estudo, ao ‘Psy Blog’.

 

Este estudo contou com a participação de 131 casais heterossexuais a quem lhes foram mostradas várias imagens do sexo oposto manipuladas para serem mais ou menos atraentes.

 

Veja a galeria: Está numa relação sem futuro?

 

Aos participantes do estudo, foi-lhes dada informação sobre os  indivíduos que se encontravam solteiros ou numa relação. Quando lhes era dito que determinada pessoa estava solteira, esta tornou-se automaticamente menos atraente como um mecanismo de defesa para proteger a sua própria relação. Este mecanismo de defesa não funcionou quando o perfil da pessoa indicava que estava num relacionamento. Em contraste, aqueles que não estavam em relações não foram afetados pelo estado civil dos perfis mostrados.

Artigo anterior

Diploma das ‘barrigas de aluguer’ volta ao Parlamento

Próximo artigo

The Sandeman Chiado quer reinventar o consumo de vinho do Porto em Lisboa