Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Carta de Einstein sobre Deus vai ser leiloada em dezembro

Carta de Einstein sobre Deus vai ser leiloada em dezembro

Um dos manuscritos mais importantes do século XX vai ser leiloado a 4 de dezembro, pela Christie’s, em Nova Iorque. A sua venda deve ultrapassar o milhão de euros.

Pinterest Google+

A carta mais famosa de Albert Einstein sobre Deus, a sua identidade judaica e a eterna busca de significado para a vida do homem vai ser leiloada no próximo dia 4 de dezembro, em Nova Iorque, EUA, pela leiloeira Christie’s. Espera-se que seja vendida por um valor entre um milhão e um milhão e meio de dólares (entre 868 mil euros a um milhão e 300 mil euros).

 

 

Esta carta «notavelmente franca» foi escrita um ano antes da morte de Einstein (1879-1955) e continua a ser a expressão mais articulada das suas visões religiosas e filosóficas, revela a leiloeira em comunicado. Foi escrita a 3 de janeiro de 1954 e dirigida ao filosofo alemão Eric Gutkind (1877-1965).

 

VEJA TAMBÉM: PLÁSTICOS: O FLAGELO QUE DESPERTOU A PREOCUPAÇÃO DA HUMANIDADE

 

«A palavra Deus não é para mim senão a expressão e produto das fraquezas humanas e a Bíblia é uma coleção de veneráveis, mas ainda assim lendas bastante primitivas. Nenhuma interpretação, por mais subtil que seja, pode (para mim) mudar alguma coisa sobre isso», explana na carta.

 

Einstein invoca Baruch Spinoza, o filósofo holandês judeu do século XVII, com quem se identificava desde cedo. Spinoza não acreditava num Deus antropomórfico que intervinha na vida quotidiana, mas num Deus além da descrição, responsável pela sublime beleza e ordem do universo, explica a leiloeira.

 

Pode saber mais sobre a carta, a posição de Einstein sobre Deus e ainda participar no leilão nesta página da leiloeira.

 

Artigo anterior

Xilitol, o doce que trata

Próximo artigo

Forte de S. Filipe: a beleza de uma fortaleza inspirada num castelo