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Carne e petiscos: as comidas em que os portugueses mais pensam

Que os portugueses têm uma relação muito especial com a comida não é novidade. Mas a Takeaway.com quis compreender de que forma esta relação se manifesta no seu dia-a-dia, quais os seus pratos preferidos e de que forma nos relacionamos com a comida.

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Quando questionados pela plataforma Takeaway.com sobre quais as coisas em que pensam com mais frequência num dia normal, para os portugueses, a comida aparece em terceiro lugar (48,8%), apenas atrás da família (65,2%) e do trabalho (57,1%) e à frente das tarefas domésticas (41,2%), do sexo (34,1%), dos amigos (36,5%) e até mesmo do futebol (14,2%).

 

75,6% dos portugueses admitem pensar em comida entre duas a cinco vezes por dia, com os pratos de carne a serem aqueles com que os portugueses mais “fantasiam” (51,8%), especialmente os homens (63,4%), com as mulheres a tender mais para o segundo da lista, os petiscos (49,8%). A fast-food ocupa o terceiro lugar no geral, mas é o menos unânime do “pódio”, sendo o segundo preferido para as mulheres e apenas o quarto para os homens, atrás dos pratos de carne, dos petiscos, dos pratos tradicionais/regionais e da fruta!

 

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O estudo descobre também que muitos portugueses sonham com comida, seja à noite ou durante o dia, ao sonharem acordados com os seus pratos preferidos.  Assim, quase 40% dos portugueses tendem a escolher opções menos saudáveis, colocando os hambúrgueres, pizzas e fast food (39,5%) em primeiro lugar e as sobremesas, gelados, doces e bolos (35,9 %) em segundo.

 

Quase metade (49,2%) dos inquiridos admite acordar a pensar nos seus pratos preferidos, pelo menos duas vezes por semana, sendo que, 61,8% admitiram estar a pensar em comida durante um filme ou uma série, e não no enredo, e 58,9% admitiram pensar em comida durante reuniões de trabalho, tanto que muitos confessam já ter encomendado uma refeição enquanto estavam numa reunião online. Esta tentação é particularmente dominante entre os 18 e os 34 anos, com cerca de ¼ dos inquiridos a admitir já o terem feito, pelo menos uma vez.

 

54,7% dos portugueses já deu por si a sonhar acordado com comida em momentos que os próprios consideraram inapropriados, com “inspiração” para a fome a vir dos sítios mais inesperados, como a natureza (89,1%), nuvens (81,4%) ou obras de arte (72%).

 

Exposição celebra relação dos portugueses com a comida

Para celebrar essa inspiração e o “sonhar acordado” com a comida, a Takeaway.com vai inaugurar uma exposição, de 26 a 29 de novembro, no Palacete Gomes Freire, em Lisboa, com sete artistas nacionais, onde celebra a relação que temos com a comida.

 

A exposição contará com várias linguagens artísticas e estilos, mostrando a interpretação de cada artista sobre a forma como a comida o inspira. A entrada é livre.

 

Os artistas presentes são: 

Joana Rosa – Ilustradora originária de Setúbal, colaborou com várias marcas, criou cartazes para cinema e cinema de animação. Lançou em 2021 o seu primeiro livro de Banda-desenhada – TMG – The Mighty Gang.

 

Joana Mendão – Arquiteta de profissão, tem uma linguagem plástica muito própria, juntando elementos de origens diferentes, para compor as suas telas.

 

João Valente – Ceramista português premiado, a arte de João Valente é reconhecida tanto a nível nacional como internacional, participando em várias exposições no estrangeiro.

 

Rafael Amadeu – Estudante de Belas Artes do Porto, a forma como conjuga a realidade com a ilustração na sua página de instagram @aimadeus captou a atenção da Takeaway.com, nascendo daí o convite para participar na exposição.

 

Smile Artist – Graffiter profissional, venceu vários concursos nacionais de arte urbana, colaborou com várias marcas e participou como convidado em eventos um pouco por todo o Mundo.

 

Tiago Catarino – Foi designer da marca LEGO entre 2016 e 2019, tendo lançado vários sets ainda hoje comercializados. Voltou a Portugal em 2019 e lançou um canal de Youtube sobre LEGO, que conta já com 200 mil subscritores de todo o Mundo.

 

Wandson Lisboa – Artista visual brasileiro, vive em Portugal há 10 anos, onde se tornou o “ídolo acessível” dos portugueses, sendo conhecido pela forma divertida e criativa como aborda a arte. Votado como um dos 10 instagrammers mais criativos do mundo pela Huffington Post.

 

 

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