Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Carlos Lopes homenageado em moeda

Carlos Lopes homenageado em moeda

Depois de Eusébio, cabe agora ao primeiro campeão olímpico português ser a face de uma série limitada de moedas de coleção em ouro e prata.

Pinterest Google+

O primeiro campeão olímpico português, Carlos Lopes, é homenageado na série de moedas de coleção comemorativas Ídolos do Desporto, apresentada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) no dia 22 de novembro, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

 

Desenhada por André Carrilho, um dos mais conceituados e premiados ilustradores e cartoonistas portugueses, com publicações regulares na imprensa nacional e internacional, em títulos como The New York Times, The Independent, Vanity Fair ou a revista The New Yorker, a moeda tem o valor facial de 7,50 euros. A emissão será limitada a 65 mil exemplares em prata 500 com acabamento normal, 3.500 unidades em prata proof e 2.500 unidades em ouro proof.

 

 VEJA TAMBÉM: COMO CHEGAR AOS 100 ANOS… SEGUNDO TESTEMUNHOS REAIS

 

A INCM criou a série Ídolos do Desporto para homenagear as grandes figuras do desporto nacional, cujo exemplo de determinação, esforço e talento é fonte de orgulho e inspiração para várias gerações de portugueses.

 

Referência no atletismo de longa distância mundial e o primeiro português a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, em Los Angeles (1984), batendo então o recorde mundial da prova, Carlos Lopes é o segundo homenageado da série, que conta já com uma moeda dedicada a Eusébio, emitida em 2016.

 

Artigo anterior

Não há idade para a dança… vídeo português vence prémio internacional

Próximo artigo

Tome antibióticos de forma responsável