Home»FOTOS»Cardiologistas fazem apelo para escolhas saudáveis neste Natal

Cardiologistas fazem apelo para escolhas saudáveis neste Natal

A hipertensão arterial, o colesterol elevado, a diabetes, o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo contribuem significativamente para aumentar o risco de sofrer de doença coronária, alerta a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular. E tudo se pode agravar na época natalícia.

Pinterest Google+
PUB

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) reforça, este ano, a iniciativa de sensibilização para a prevenção da doença coronária com o mote “Este natal dê um presente ao seu coração”. O objetivo é alertar para a importância de adotar um estilo de vida saudável.

 

«A chegada da época natalícia é um bom pretexto para incentivar as pessoas a fazer algumas mudanças no seu estilo de vida, optando por escolhas mais saudáveis que permitam reforçar os cuidados com o coração. Praticar exercício físico, controlar a alimentação e evitar o stress são boas formas de prevenir a doença coronária», explica João Brum Silveira, presidente da APIC.

 

VEJA TAMBÉM: CONHECE O SEU RISCO CARDIOVASCULAR?

 

A doença coronária carateriza-se pela acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias que fornecem sangue ao coração. Esses depósitos causam um estreitamento ou obstrução das artérias o que provoca uma diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que chegam às células do músculo cardíaco. As principais doenças coronárias são a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio.

 

«A hipertensão arterial, o colesterol elevado, a diabetes, o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo contribuem significativamente para aumentar o risco de sofrer de doença coronária. A prevenção é o melhor caminho para evitar as co morbilidades e mortalidade associadas a estas doenças», conclui João Brum Silveira.

 

VEJA TAMBÉM: DIETA MEDITERRÂNICA INCREMENTADA COM IOGURTE E QUEIJO MELHORA SAÚDE CARDIOVASCULAR

 

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), uma entidade sem fins lucrativos, tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de atividades científicas no âmbito dos aspetos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular.

 

É fundamental que tenha práticas saudáveis e equilibradas, no que toca à atividade física e à alimentação, para evitar quaisquer complicações cardiovasculares. Conheça algumas recomendações na galeria acima.

 

Artigo anterior

Cor do ano: como a Pantone reflete o pulsar do mundo desde o ano 2000

Próximo artigo

Vai viajar neste Natal? Veja estas dicas de viajantes experientes