Home»BEM-ESTAR»RECEITAS»Carapaus alimados: conhece este prato típico algarvio?

Carapaus alimados: conhece este prato típico algarvio?

É nas subtilezas da confeção, bem como através de saberes passados de geração em geração, que assenta a riqueza da gastronomia regional portuguesa. E se há pratos identificadores do património culinário algarvio, o carapau alimado é, sem dúvida, um deles.

Pinterest Google+

Característico da zona costeira algarvia, de quando era necessário preservar o peixe na salmoura, este prato ilustra a simplicidade e o purismo deste ingrediente tão apreciado pelos algarvios.

 

Nos dias de hoje, apesar de existirem diversas formas de preservar e consumir peixe fresco, os carapaus alimados ainda constituem um prato muito apreciado, principalmente no verão com uma boa salada de tomate e batatas novas cozidas.

 

VEJA TAMBÉM: DEZ PETISCOS PORTUGUESES: ADIVINHA QUAL É O MENOS CALÓRICO?

 

Pode parecer contrassenso, todavia, mesmo precisando de conservação prévia pela sábia técnica da salga, o carapau tem de estar a “saltar de vivo” para que seja possível manter os seus sabores autênticos. Assim explica Maria Rosa, de Barão de São João, enquanto amanha e tempera o peixe.

 

Ti’ Rosinha, como é conhecida, partilhou com o Mar d’Estórias a receita deste prato que serve semanalmente em sua casa, durante o verão. «Compram-se os carapaus fresquinhos na praça e retira-se a cabeça e a tripa. Lava-se com água corrente e tempera-se o peixe com uma quantidade generosa de sal marinho. É, depois, colocado em camadas num alguidar perfurado onde fica a tomar de sal durante 4 horas, pelo menos.  Num tacho, depois da água levantar fervura, coloca-se o peixe e deixa-se cozinhar 5 minutos ou quando o rabo do peixe sair com facilidade. Retira-se do lume, junta-se água fria ao tacho e deixa-se o peixe arrefecer. Só se alima o peixe no final do dia ou no dia seguinte».

 

VEJA TAMBÉM: APRENDA A FAZER TIBORNA DE FILETES DE CAVALA COM MOLHO DE PIMENTOS

 

O processo de alimar o carapau não é mais do que retirar-lhe a pele e a serrilha por completo. Daí este afamado prato ser denominado de carapaus alimados. Tradicionalmente, os carapaus alimados são servidos após terem sido temperados generosamente com azeite, vinagre ou limão e bastante alho laminado ou esmagado. Também é usual adicionar-se cebola e salsa a gosto.

 

Dicas:

  1. Retirar a espinha do umbigo do peixe para que a sua polpa fique mais firme;
  2. Pode solicitar na banca do peixe que prepare logo os carapaus para o efeito;
  3. Opção de mergulhar o pescado em água fria, antes de servir, para dessalgar mais um pouco.

 

Artigo anterior

Livros raros do Convento da Arrábida expostos pela primeira vez

Próximo artigo

Mansão que acolheu grandes estrelas de Hollywood à venda em Roma