Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Cápsulas de café podem chegar aos 75% das vendas de café a retalho em 2021

Cápsulas de café podem chegar aos 75% das vendas de café a retalho em 2021

Estudo da Euromonitor sobre tendências de consumo de café apresentado hoje revela que os consumidores estão a mudar os seus padrões de comportamento, e que em Portugal o consumo de cápsulas está acima da média europeia.

Pinterest Google+

O consumo de cápsulas de café em Portugal está a crescer acima da média europeia e pode representar 75% das vendas de café a retalho em 2021, revela o estudo “Tendências Internacionais do Consumo de Café”, que vai ser apresentado hoje no 11º Encontro Nacional dos Torrefactores, em Lisboa.

 

Os dados, que não incluem o segmento empresas, ou seja, o consumo de café no local de trabalho, revela ainda que, em Portugal, o consumo de cápsulas está a conquistar mercado aos grãos de café frescos.

 

Veja também: Os vários tipos de café

 

O estudo da Euromonitor menciona também que as máquinas de cápsulas representaram 84% das vendas de máquinas de café em 2016, com uma penetração no mercado português de 59%.

 

Quanto ao tipo de café, espera-se que as vendas de café sejam moldadas pela evolução dos padrões de consumo, com uma tendência para variedades mais premium, mais saudáveis e mais inovadoras.

 

Veja também: Descubra porque o café é um dos melhores amigos da sua pele

 

O mesmo estudo prevê o contínuo aumento da venda de cápsulas como resultado de estilos de vida mais ocupados, especialmente entre os consumidores mais jovens. Assim, espera-se que as cápsulas registem um valor CAGR (taxa de crescimento anual composto) de 3% a preços constantes de 2016. Por conseguinte, as cápsulas poderão representar 75% do total das vendas constantes de café a retalho em 2021.

 

Os mercados de café em franco crescimento são a Alemanha, Itália e França. Na Europa, foram transacionadas 2,2 milhões de toneladas de cafés; 31,2 milhões de unidades de máquinas de café vendidas; e 7 mil milhões de euros gastos em lojas especializadas em café.

 

Veja também: E as tendências para comidas e bebidas em 2017 são…

 

O volume total de vendas de café na Europa Ocidental foi de 75% (zero crescimento) e na Europa Oriental de 25%, mais 1,2%. As cápsulas de café estão estabelecidas na Europa Ocidental, já na Europa Oriental domina o café instantâneo.

 

O encontro de hoje é O encontro é organizado pela Associação Industrial e Comercial do Café, que, há um ano, lançou o selo institucional “Portuguese Coffee – a blend of stories”, que surgiu da união de diversos torrefatores portugueses associados, que sentiram a necessidade de criar um recurso visual que facilitasse a identificação do café expresso português e das suas características únicas.

 

 

 

Artigo anterior

Estudo apresenta proposta para eliminação da hepatite C em Portugal

Próximo artigo

Sabe o que é quirologia?