Home»BEM-ESTAR»SAÚDE»Canela pode diminuir efeitos negativos de uma dieta rica em gordura

Canela pode diminuir efeitos negativos de uma dieta rica em gordura

São inúmeros os benefícios atribuídos à canela, desde a ajuda na perda de peso ao controlo do metabolismo. Mas um estudo realizado nos EUA averiguou que as propriedades da canela conseguem ir mais longe neste campo e atenuar também os efeitos nocivos de uma dieta rica em gordura, beneficiando a saúde cardiovascular. Saiba mais na altura em que se assinala o Mês do Coração.

Pinterest Google+

Se mais gosta de canela, tem uma série de motivos para a incluir regularmente na sua dieta. Para além dos iúnermos benefíicos conhecidos no campo do controlo de peso, esta especiaria provou também ser benéfica para o coração. Ela pode diminuir o risco de danos cardiovasculares provocados por uma dieta rica em gordura e retardar o processo de armazenamento de gordura, de acordo com um estudo divulgado pela Associação Americana do Coração.

 

Para o estudo, o grupo de investigação alimentou ratos de laboratório, durante 12 semanas, com suplementos de canela a par com uma dieta rica em gordura. No final da experiência, foi possível observar que os ratos pesavam menos, tinham menos gordura na barriga e níveis mais saudáveis de açúcar, insulina e gordura no sangue, em comparação com os ratos que não tomaram os suplementos de canela enquanto faziam a dieta rica em gordura.

 

VEJA TAMBÉM: CANSA-SE COM FACILIDADE? POR VEZES, BASTAM SIMPLES CORREÇÕES

 
Os ratos alimentados com canela também apresentaram menos moléculas envolvidas no processo de armazenamento de gordura do corpo e mais moléculas antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o corpo dos danos provocados pelo stress.

 

O estudo, liderado por Vijaya Juturu, da empresa OmniActive Health Technologies, foi apresentado nas sessões científicas sobre problemas cardiovasculares, organizadas recentemente pela associação em Minneapolis, EUA.

 

VEJA TAMBÉM: CANELA: UMA PODEROSA ARMA CONTRA MUITAS DOENÇAS

 
De acordo com Juturu, a pesquisa mostrou que a canela – uma especiaria derivada da casca de árvores do género Cinnamomum – contém um polifenol que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que pode reduzir alguns dos fatores de risco para doenças cardiovasculares causadas por má alimentação.

 

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal. A maioria da população é sedentária. Aliás, somos o país da União Europeia com menos praticantes de atividade física. Além disso,  70% da população adulta tem colesterol elevado, 20% é fumadora, mais de 30% é obesa e 40% é hipertensa, segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Artigo anterior

Estudo: 94% das famílias portuguesas consideram-se imperfeitas

Próximo artigo

Furla e Hello Kitty: encontro entre Ocidente e Oriente chega às lojas