Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Cancro do intestino: rastreio gratuito para pessoas acima dos 50 anos decorre até final de outubro

Cancro do intestino: rastreio gratuito para pessoas acima dos 50 anos decorre até final de outubro

Campanha “SALVA VIDAS” alerta que os portugueses não reconhecem os sintomas do cancro do intestino e lança um rastreio gratuito a decorrer em 63 farmácias do país.

Pinterest Google+

Durante os meses de setembro e outubro, a Europacolon Portugal e 63 farmácias Holon promovem o rastreio do cancro do intestino, através da pesquisa de sangue oculto nas fezes, com o apoio dos Laboratórios Joaquim Chaves.

 

O rastreio é gratuito e destinado a pessoas elegíveis a partir dos 50 anos de idade. «É um processo simples, sem dor, e que pode salvar vidas! Este método identifica a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes que resultam do sangramento de um tumor ou de pólipos no intestino. Em caso de um resultado positivo, a pessoa é imediatamente encaminhada para o médico para a realização de uma colonoscopia», explica Joana Brito, farmacêutica e responsável pela implementação deste projeto a nível nacional.

 

VEJA TAMBÉM: ALIMENTOS FERMENTADOS ALIADOS DA SAÚDE (SOBRETUDO DO INTESTINO)

 

«Se sentir alteração do trânsito intestinal, como diarreias ou obstipação constantes, dor abdominal sem explicação ou se identificar sangue nas fezes, emagrecimento e/ou cansaço sem motivo aparente, deve fazer o rastreio», alerta o presidente da Europacolon, Vítor Neves.

 

O cancro do intestino é uma das doenças oncológicas que mais afeta os portugueses. O número de casos diagnosticados aumentou de 7.000 para 10.000 nos últimos anos.

 

Artigo anterior

Dermatite atópica: 10 a 20% das crianças sofrem desta doença

Próximo artigo

Araucana: a nova marca de slow fashion portuguesa