Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Cancro da mama encolhe inesperadamente em onze dias

Cancro da mama encolhe inesperadamente em onze dias

Os investigadroes foram surprendidos com a descoberta surpreendente, revelada agora na 'Conferência Europeia do Cancro da Mama’, a decorrer entre 9 e 11 de março, em Amesterdão, Holanda.

Pinterest Google+
PUB

Segundo um grupo de médicos do Instituto de Investigação do Cancro, em Londres (Reino Unido), alguns medicamentos podem encolher e eliminar alguns tipos de cancro de mama em apenas onze dias. Esta descoberta foi anunciada na ‘Conferência Europeia do Cancro da Mama’, a decorrer entre 9 e 11 de março, em Amesterdão, Holanda, relata a ‘BBC’.

 

Esta descoberta pode significar que algumas mulheres já não precisam de quimioterapia para combater a doença. O medicamento, testado em 257 mulheres, tinha como alvo atacar uma fraqueza específica encontrada em um em cada dez cancros da mama.

 

Segundo o relato da ‘BBC’, os médicos não esperavam, nem tinham a intenção de atingir resultados tão impressionantes. O grupo de médicos encontrava-se a investigar o poder dos medicamentos que mudaram cancros exatamente entre o momento do diagnóstico e a cirurgia para removê-lo. Isto é, no momento em que os cirurgiões foram operar, já não haviam sinais de qualquer tipo de cancro nos pacientes.

 

Veja a galeria: Mitos desmistificados sobre o cancro

 

Judith Bliss, do Instituto de Investigação do Cancto, disse à ‘BBC’ que ficaram particularmente surpreendidos com os resultados por ter sido um ensaio curto. «Alguns [pacientes] tiveram uma resposta completa. É absolutamente intrigante, é tão rápido».

 

Os medicamentos ‘milagrosos’ foram lapatinib e trastuzumab, mais conhecido por Herceptin. Ambos têm como alvo o HER2, uma proteína que alimenta o crescimento do cancro da mama.  Herceptin trabalha na superfície das células cancerígenas enquanto lapatinib tem a capacidade de penetrar no interior da célula para desativar o HER2.

Artigo anterior

Homens jovens e ansiosos sofrem mais com disfunção erétil

Próximo artigo

Adam Levine e Behati Prinsloo vão ser pais