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Calçado português valorizado em prova cega por compradores internacionais

A reputação do calçado ‘Made in Portugal’ está a crescer cada vez mais. Não só a qualidade é valorizada a olhos vistos, como passa com distinção em provas cegas. Assim o diz a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos.

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O défice de imagem do calçado português nos mercados internacionais parece, definitivamente, coisa do passado. Dezenas de compradores avaliaram, em prova cega, a qualidade do calçado de vários países: no final, valorizaram em 28% o calçado ‘Made in Portugal’.

 

Com efeito, a imagem internacional do calçado português foi, mais uma vez, objeto de estudo na feira internacional de calçado MICAM, que decorreu em Milão, em fevereiro deste ano, cujos resultados são divulgados agora.

 

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Uma equipa da Católica Porto Business School deslocou-se a Milão para avaliar o contributo das ações de comunicação da APICCAPS para os ganhos de imagem do calçado português, a influência do país de origem na perceção de valor que os clientes estrangeiros têm do calçado português e ainda para identificar drivers de melhoria contínua para o setor.

 

Estes dados são, na ótica da APICCAPS, o resultado de décadas de investimento em promoção comercial externa, desde logo por parte das empresas, mas igualmente fruto da aposta institucional na melhoria da imagem coletiva do setor. Recorde-se que, em 2009, a Associação lançou uma campanha de imagem, com o objetivo de melhorar a imagem coletiva do calçado português e das suas empresas.

 

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Dez anos volvidos, as exportações do setor cresceram cerca de 50% (passaram de 1200 milhões de euros para mais de 1900 milhões no final do ano passado) e, no cluster, foram criados mais de 11 mil postos de trabalho.

 

Veja agora, na galeria no início do artigo, imagens das coleções outono/inverno 2019/20 de alguns dos principais criadores de calçado nacionais.

 

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