Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Cães sabem quando precisam de mais informação para resolver um problema

Cães sabem quando precisam de mais informação para resolver um problema

Testes realizados na Alemanha mostraram que os cães têm algumas capacidades metacognitivas, ou seja, conseguem perceber o ‘conhecimento’ que têm e se é ou não suficiente para resolver um problema.

Pinterest Google+

Investigadores do laboratório Dog Studies, do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana, localizado em Berlim, na Alemanha, conseguiram mostrar que os cães possuem algumas habilidades metacognitivas. Isto é, os cães estão cientes de quando não têm informações suficientes para resolver um problema e vão ativamente buscar mais informações.

 

Os pesquisadores criaram um teste em que os cães tinham de encontrar uma recompensa por detrás de uma de duas cercas. Eles descobriram que os cães procuravam informações adicionais mais frequentemente quando não tinham visto onde a recompensa estava escondida.

 

VEJA TAMBÉM: TENHO UM ANIMAL DOMÉSTICO, E AGORA? VETERINÁRIA EXPLICA O ESSENCIAL

 

Os pesquisadores analisaram a frequência com que os cães olhavam através de uma falha na cerca antes de escolherem uma opção. A questão era se, como os chimpanzés e os humanos, o cão verificaria a falha quando não tivesse visto onde a recompensa tinha sido colocada. Isso indicaria que o cão estava ciente de que não sabia onde estava a recompensa – uma habilidade metacognitiva – e tentaria obter mais informações antes de escolher uma cerca. Em alguns casos, o cão podia ver onde a recompensa tinha sido colocada, enquanto que noutros não.

 

E, de facto, os pesquisadores descobriram que os cães verificavam com mais frequência a recompensa quando não tinham visto onde tinha sido colocada. «Estes resultados mostram que os cães tendem a procurar ativamente informações extras quando não viram onde uma recompensa está escondida», explica Julia Belger, investigadora deste instituto. «O facto de que os cães verificaram mais quando não tinham conhecimento da localização da recompensa pode sugerir que os cães mostram habilidades metacognitivas, já que cumprem uma das suposições de saber sobre o conhecimento», explica.

 

VEJA TAMBÉM: OS 10 MANDAMENTOS DA SAÚDE ANIMAL

 

Mas, no geral, os pesquisadores concluíram que os cães, embora apresentem algum grau de flexibilidade de pesquisa, não são tão flexíveis quanto os primatas. Os resultados não permitiram que os pesquisadores dissessem definitivamente que os cães possuem metacognição, embora mostreM alguma evidência nesse sentido. «Para os seres humanos, a visão é um importante sentido de recolha de informações. Neste caso, a nossa experiência foi baseada numa ação de verificação, mas os cães provavelmente também usaram o sentido do olfato ao verificar a falha», afirma Juliane Bräuer, outra das investigadoras neste estudo.

 

Saiba agora, na galeria acima, como interpretar as expressões faciais dos caninos, segundo o ‘Whole Dog Journal’. Tenha em mente que ao tirar conclusões sobre as expressões faciais de um cão é importante juntar a informação que lhe é dada através da linguagem corporal, a fim de obter toda a mensagem.

Artigo anterior

Descubra a bebida certa para o seu signo

Próximo artigo

Adegga WineMarket dá a provar 500 vinhos de forma gratuita