Cacau e cafeína: uma dupla imbatível para melhorar a atenção
Os resultados de um estudo demonstraram que o cacau e a cafeína são boas escolhas para os alunos e para qualquer outra pessoa que precise de melhorar a atenção.
Não é a ciência quem dita os melhores casamentos, mas segundo o investigador Ali Boolani, da Universidade de Clarkson (EUA), o cacau e a cafeína, juntos, são o melhor casal de todos os tempos. Pelo menos, no que toca a melhorar a capacidade de atenção e concentração.
Um grupo de investigadores uniu-se para examinar os efeitos agudos do consumo de cacau sobre a atenção e motivação na realização de trabalhos cognitivos e nos efeitos quanto a sentimentos de ansiedade, energia e fadiga.
VEJA TAMBÉM: QUANTIDADES E EFEITOS: SABE TUDO SOBRE CAFEÍNA?
A experiência, que durou quase um ano, colocou os participantes do estudo a beber cacau, cacau com cafeína, cafeína sem cacau e um placebo sem cafeína e sem cacau. De seguida foram realizados testes para avaliar as tarefas cognitivas e o humor dos participantes.
É importante referir que os participantes tiveram de trabalhar para ganhar as bebidas. Observaram letras que passavam num ecrã e tiveram de apontar quando um ‘X’ surgia depois de um ‘A’. Além disso, também tiveram de apontar quando apareciam números estranhos em sequência e foram obrigados a fazer subtrações.
«Foi um estudo muito divertido», diz Ali Boolani. «O cacau aumenta o fluxo sanguíneo cerebral, o que aumenta a cognição e a atenção. A cafeína sozinha pode aumentar a ansiedade. Este projeto em particular descobriu que o cacau diminui os efeitos causadores da ansiedade provocada pela cafeína. Esta é uma boa razão para beber moca lattes!»
Segundo Boolani, os resultados dos testes demonstram que o cacau e a cafeína são boas escolhas para quem precisa de melhorar a atenção sustentada, em particular os estudantes.