Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Cacau e cafeína: uma dupla imbatível para melhorar a atenção, diz estudo

Cacau e cafeína: uma dupla imbatível para melhorar a atenção, diz estudo

Os resultados dos testes são promissores e demonstram que o cacau e a cafeína são boas escolhas para os alunos e para qualquer outra pessoa que precise de melhorar a atenção.

Pinterest Google+

Não é a ciência quem dita os melhores casamentos, mas segundo o investigador Ali Boolani, da Universidade de Clarkson (EUA), o cacau e a cafeína, juntos, são o melhor casal de todos os tempos. Pelo menos, no que toca a melhorar a capacidade de atenção e concentração.

 

Um grupo de investigadores uniu-se para examinar os efeitos agudos do consumo de cacau sobre a atenção e motivação na realização de trabalhos cognitivos e nos efeitos quanto a sentimentos de ansiedade, energia e fadiga.

 

Veja também: Conheça os vários tipos de café

 

A experiência, que durou quase um ano, colocou os participantes do estudo a beber cacau, cacau com cafeína, cafeína sem cacau e um placebo sem cafeína e sem cacau. De seguida foram realizados testes para avaliar as tarefas cognitivas e o humor dos participantes.

 

É importante referir que os participantes tiveram de trabalhar para ganhar as bebidas. Observaram letras que passavam num ecrã e tiveram de apontar quando um ‘X’ surgia depois de um ‘A’. Além disso, também tiveram de apontar quando apareciam números estranhos em sequência e foram obrigados a fazer subtrações.

 

Veja também: Chocolate na dieta? Sim, é possível!

 

«Foi um estudo muito divertido», diz Ali Boolani. «O cacau aumenta o fluxo sanguíneo cerebral, o que aumenta a cognição e a atenção. A cafeína sozinha pode aumentar a ansiedade. Este projeto em particular descobriu que o cacau diminui os efeitos causadores da ansiedade provocada pela cafeína. Esta é uma boa razão para beber moca lattes!»

 

Segundo Boolani, os resultados dos testes  demonstram que o cacau e a cafeína são boas escolhas para quem precisa de melhorar a atenção sustentada, em particular os estudantes.

Artigo anterior

Como cada signo lida com um coração partido

Próximo artigo

Está com fome? Conheça estes alimentos substitutos da carne