Cabelos: cuidados e tendências para o verão de 2019
Com a subida das temperaturas, manifesta-se a vontade de arriscar num novo corte de cabelo mais leve e fresco e numa cor mais arrojada. No entanto, também devem ser redobrados os cuidados a ter com o cabelo nas estações mais soalheiras, não só ao nível da hidratação, mas também da proteção capilar. O hairstylist Edilson Soares revela as tendências de penteados, coloração e os cuidados a ter com o cabelo neste verão.

OS CORTES
– Blunt cut: Se esta tendência de corte de cabelo começou em 2018, a verdade é que veio para ficar. Se quiser optar por este “corte sem corte”, o especialista aponta duas grandes mais valias: «Assenta na perfeição em qualquer tipo de cabelo: liso, ondulado, frisado, encaracolado e é, simultaneamente, bastante versátil».
E acrescenta: «Este é um corte clássico e moderno ao mesmo tempo e que não exige uma grande manutenção, ficando bem também em praticamente todos os tipos de rosto e tons». No caso de pessoas com fios finos, o estilista de cabelos recomenda precisamente esta opção para «conferir movimento e densidade ao look». Já para mulheres com caracóis, deixa apenas a dica de que deve apostar num Blunt Cut «com um pouco mais de comprimento para evitar um efeito “triângulo”».
VEJA TAMBÉM: AUMENTO DE GLÚTEOS É A UMA DAS GRANDES TENDÊNCIAS PARA O VERÃO 2019
– Cortes bob long ou short: No que respeita aos cabelos lisos, o especialista aconselha também estas duas opções de corte, igualmente tendência: «O corte bob longo ou curto, reto e minimalista ou em camadas, também conhecido como “escadeado”, possibilita os reflexos da luz. A assimetria na base do cabelo e nas pontas dos fios, concede um ar jovem ao rosto. Se optar por franja, tenha atenção à oleosidade que pode criar neste período do ano na testa. Caso avance com uma destas opções, o champô seco pode ser um importante aliado».
O especialista deixa ainda uma dica, para estas opções: «Se pretende conferir jeitos ao seu cabelo, para que pareça ter mais volume e dinamismo, utilize um spray de proteção térmica, um modelador com revestimento cerâmico e um fixador. E se o seu cabelo for mais frágil, limite a utilização de propagadores de calor a uma vez por semana».
– Curly long: No caso de recear entraves associados ao cabelo encaracolado, o corte curly long resolve esse impasse. Consiste, então, em cortar o cabelo pelos ombros, dando volume e, ao mesmo tempo, neste caso experimente a técnica de sum kiss para da brilho e personalidade ao penteado.
VEJA TAMBÉM: NÉONS, SPORTY E REVIVAL: A NOVA COLEÇÃO DA C&A QUER CHEGAR A TODOS
AS CORES
Neste verão, as capas das revistas femininas, as contas de Instagram, as séries mais badaladas do momento e até mesmo os looks urbanos pedem cor, ousadia, diversidade de sensações vividas e bem-estar. «As tonalidades rosa e azul mantêm-se, bem como o loiro platinado acinzentado», destaca Edilson Soares.
Se a sua preferência é pelos tons quentes, pode também optar pelo tom de caramelo, dourado ou castanho claro, que assumem, em simultâneo, uma significativa relevância associada à criação de luzes e brilho. No entanto, o hairstylist refere que deve lembrar-se que deve «ter sempre uma base neutra antes de proceder à coloração e que deve proteger ao máximo o seu cabelo da exposição solar prolongada, do mar, do sal e do cloro.»
Em qualquer caso de coloração, «é imperativo que utilize um protetor de calor, um protetor solar de cabelo, um chapéu e utilize uma máscara hidratante numa base diária, assim como um champô indicado para cabelos pintados, Cuide bem das suas pontas com óleos indicados e tenha atenção a todos os sinais do seu cabelo»”, conclui Edilson Soares.