Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Brócolos – verdadeiros aliados para uma vida saudável

Brócolos – verdadeiros aliados para uma vida saudável

Conhecidos desde do império Romano, os brócolos ganharam relevância e muitos adeptos nos últimos anos, o que levou também a que fossem alvo de vários estudos com o objetivo de provar os benefícios associados.

Pinterest Google+

Estes estudos acabaram por não só provar os benefícios deste alimento, como evidenciar o seu papel preponderante como protetores da saúde humana. O Journal of the National Cancer Institute tem publicado vários destes estudos, focando-se nomeadamente nas substâncias presentes nos brócolos e respetivos efeitos.

 

Primeiro que tudo, há que esclarecer que existem duas variedades de brócolos; uma é mais compacta, ao passo que a outra é composta por rebentos florais mais individualizados. De qualquer forma, e nutricionalmente falando, não existem grandes diferenças. Ambas são ricas em carotenóides, destacando-se o b-caroteno. Isto porque o nosso organismo tem a capacidade de transformá-lo em Vitamina A, que tem um papel fundamental na manutenção e no equilíbrio da pele, e favorece uma boa visão.
 

VEJA TAMBÉM: ALIMENTOS FERMENTADOS ALIADOS DA SAÚDE (SOBRETUDO DO INTESTINO)

 

Além disso, os estudos demonstram que os brócolos reúnem um conjunto de componentes com capacidade antioxidante que conseguem neutralizar as substâncias tóxicas e as eventuais substâncias cancerígenas. Entre estas substâncias destacam-se os glicosinolatos, que apresentam efeitos biológicos muito potentes.

 

Os brócolos possuem também Vitamina C e ácido fólico. É reconhecido o papel que o ácido fólico tem, por exemplo, na gravidez, promovendo o correto desenvolvimento do feto, evitando as malformações. Por outro lado, o ácido fólico é também conhecido como um antidepressivo natural, um elemento importante tendo em conta que estamos quase a chegar à primavera – de acordo com a comunidade de psiquiatria, esta é uma época em que há tendência para o surgimento de alguns estados mais depressivos.

 

VEJA TAMBÉM: A CIÊNCIA DO CAMARÃO

 

Por fim, e por conterem vitamina C, ácido fólico e ferro em simultâneo, os brócolos são também um verdadeiro cocktail contra a anemia. Esta patologia tem vindo a aumentar nas sociedades urbanas, onde cada vez mais ocorrem défices nutricionais.

 

Conhecendo os vários benefícios dos brócolos, é também muito importante a forma como os cozinhamos. Cozer a vapor é a forma mais eficaz de reter a maior quantidade dos nutrientes presentes. Ao cozer da forma tradicional, aconselha-se a utilização de um recipiente com pouca água.

 

VEJA TAMBÉM: ALIMENTOS QUE AJUDAM A BAIXAR O RISCO DE CANCRO

 

Em média, cada 100 gramas de brócolos cozidos fornecem 22 Kcal e 2.6 gramas de fibras. Apesar de fornecerem poucas calorias, os brócolos são uma boa fonte de fibras com capacidade saciedade e muitos outros benefícios reconhecidos pela comunidade científica.

 

Por todas estas razões, os brócolos deve ter uma presença assídua na alimentação, uma vez que contribuírem para o bem-estar geral do corpo humano.

 

Artigo anterior

Shirodhara: uma das mais relaxantes terapias da Ayurveda

Próximo artigo

Como ser tornar numa mulher sexy (segundo uma sexóloga)