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Branco, de leite ou negro? Conheça a tabela nutricional do chocolate

Do ponto de vista nutricional, haverá algum chocolate que se destaque como o menos pecaminoso? A nutricionista Sofia Oliveira Pinto mostra-lhe os valores médios de gordura, açúcar e valor energético de diferentes marcas de chocolate encontradas num hipermercado.

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Para algumas pessoas há sempre uma boa desculpa para saborear um (ou mais) quadrado(s) de chocolate. E muitas outras incluem este “guilty pleasure” diariamente na sua alimentação.

 

Face à grande diversidade de chocolates atualmente disponíveis no mercado (preto, de leite, branco, com fruta, licor, caramelo, bolachas, frutos secos e/ou oleaginosos), o difícil será mesmo escolher. Será que do ponto de vista nutricional haverá algum que se destaque como o menos pecaminoso?

 

Em primeiro lugar, importa perceber que o chocolate, independentemente do tipo, será sempre um alimento calórico decorrente da quantidade apreciável de açúcar e gordura (maioritariamente saturada) que habitualmente apresenta.

 

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A principal diferença entre os três principais tipos de chocolate (preto, branco e de leite) reside na concentração de cacau: enquanto que o chocolate de leite fica a perder comparativamente ao preto, o branco nem sequer entra na competição pelo facto de não conter cacau na sua constituição.

 

Apesar de não existir uma discrepância assinalável entre eles no que diz respeito ao valor energético (principalmente quando a comparação é feita por igual dose de consumo), o mesmo não se poderá dizer relativamente à lista de ingredientes e ao teor de macronutrientes que cada um apresenta.

 

A tabela abaixo apresenta os valores médios de gordura, açúcar e valor energético de diferentes marcas de chocolate preto, branco e de leite encontradas num hipermercado:

 

TABELA DO CHOCOLATE

Branco, de leite ou negro? Conheça a tabela nutricional do chocolate

 

Com esta tabela pretende-se demonstrar que, apesar de os chocolates com maior percentagem de cacau apresentarem teores de açúcar menores comparativamente ao chocolate de leite e branco, não são necessariamente menos calóricos que estes.

 

Por que motivo é, afinal, o chocolate preto considerado o melhor para a saúde?  Os benefícios que frequentemente se atribuem ao consumo de chocolate devem-se à presença de diferentes compostos contidos no cacau, cuja concentração é maior no chocolate preto. Dentro deste conjunto de substâncias, destacam-se os polifenóis pela importante atividade antioxidante e de proteção celular que exercem, podendo desempenhar um papel relevante na diminuição de processos inflamatórios e do risco de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e cancerígenas.

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