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Bolinhos de falafel no forno: já aderiu aos queridinhos da alimentação vegana?

Falafel é uma espécie de bolinho salgado originário do Médio Oriente. A versão original é frita, mas quisemos dar-lhe uma opção mais saudável sem que perca o sabor delicioso destes bolinhos.

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Estes bolinhos de grão-de-bico moído são normalmente misturados com condimentos como alho, cebolinha, salsa, coentro e cominhos. Muitas vezes, são consumidos em pão pita, com húmus (pasta de grão-de-bico), tahine (pasta de sésamo) e salada (tomate, pepino, cebola e alface).

 

Hoje, o falafel é consumido em todo o mundo e é muito popular entre os vegetarianos e veganos, por ser uma alternativa à carne, muito saborosos e que já começam a aparecer como ‘comida de rua’.

 

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Também já surgme novas versões que incluem estes bolinhos em variadíssimos pratos vegetarians, como almondegas, como exemplo. Deixamos-lhe aqui a receita mais saudável, pois são feitos no forno.

 

Ingredientes
300g de grão-de-bico
1/2 cebola
1 dente de alho
1 cenoura
Azeite
Sal e pimenta a gosto
Cominhos
Açafrão
Coentros

 

Preparação
Pré-aqueça o forno a 180º. Comece por cortar a cebola, o dente de alho em pequenos pedaços e por ralar a cenoura. Coloque todos os ingredientes num processador ou triture com a varinha mágica. Não precisa necessariamente de colocar todos os temperos sugeridos, tempere consoante o seu gosto pessoal. No entanto, o açafrão e os coentros são essenciais para atingir o sabor característico do falafel.

 

Se a pasta não estiver homogénea, junte duas ou três colheres de água e alguma farinha para absorver a humidade. Forme pequenas bolas com a massa e pressione com a palma da mão para que fiquem achatadas.

 

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Depois é só levar ao forno até que atinja uma cor dourada no seu exterior. Os bolinhos de falafel querem-se crocantes por fora e deveras moles por dentro. Se deixar demasiado tempo no forno, corre o risco de secá-los por dentro.

 

Dica: Acompanhe com maionese de alho ou com molho de iogurte.  

 

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