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Boa alimentação para fortalecer o sistema imunitário

Será que a alimentação saudável pode reduzir o risco do aparecimento de algumas doenças? E a resposta é simples: pode ajudar e muito a aumentar as defesas do nosso organismo e, desta forma, prevenir o aparecimento de vários tipos de doenças.

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Segundo vários profissionais de saúde, principalmente nutricionistas, uma alimentação saudável aumenta e reforça o sistema imunitário. A prevenção é a chave do sucesso. Por isso, não espere até ficar doente para fazer estas mudanças. Se precisa de rever a sua dieta alimentar e o seu estilo de vida antes que apareça determinado tipo de doença, leia este artigo e siga os conselhos.

 

Alimentos vs suplementos

Os alimentos são muito mais saudáveis e melhores do que a toma de determinados suplementos para a prevenção de doenças, porque é através dos alimentos que conseguimos um bom aporte nutricional, ou seja, de todos os nutrientes. Assim, por exemplo, comer uma laranja é bem melhor do que ingerir um suplemento de vitamina C porque esta fruta oferece-nos um conjunto de nutrientes – magnésio, potássio, ácido fólico, vitamina B6, flavonoides e outras substâncias antioxidantes. Para além de haver aquela sensação maravilhosa de estarmos a saborear a fruta enquanto a comemos. Enquanto que num suplemento de vitamina C não teríamos estas mesmas sensações e nutrientes.

 

Sabe-se também que comer frutas, vegetais e legumes ricos em vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunitário. Para quem desconhece, o sistema imunitário é o que nos protege de vários tipos de infeções e doenças, e os alimentos que comemos têm um impacto muito significativo na capacidade defensiva do nosso organismo.

 

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Coma mais frutas e vegetais

Depois desta pequena introdução sabemos agora a importância de comermos bastantes frutas, vegetais e legumes para tornar o nosso sistema imunitário mais forte. Mas ter consciência disso e não aplicar no dia-a-dia não nos vai valer de nada. Por isso, o próximo passo é incrementar estes alimentos na nossa dieta alimentar.

 

Embora a tendência no inverno seja comer menos frutas e outros produtos hortícolas devido às temperaturas baixas, o ideal é contrariar essa tendência, ou seja, é precisamente fazer o contrário. Regra geral, todas as pessoas devem ingerir pelo menos 5 doses de frutas e produtos hortícolas por dia para obter as quantidades necessárias de vitaminas, sais minerais, fibras e antioxidantes que necessita – em prol de um sistema imunitário mais forte e saudável.

 

Uma das formas mais simples de aumentar a ingestão de frutas, vegetais e legumes no nosso dia-a-dia é beber sumos naturais com estes alimentos – por exemplo: sumo de laranja com cenoura, sumo de tangerina com hortelã, sumo de abacaxi com couve, etc.

 

E é no inverno que algumas frutas são mais baratas, como é o caso dos citrinos, porque estamos na época dessas frutas, e um consumo diário contribui para a prevenção das gripes, por exemplo. Quem não tem essa possibilidade pelas mais diversas razões pode beber outro tipo de sumos, mas nem todos são adequados. Por isso, certifique-se que escolhe/compra sumos que têm na sua composição 100% fruta, e preferencialmente sem açúcares adicionados. Para conseguir melhores preços procure aquelas superfícies comerciais que estão a fazer descontos e/ou promoções destes alimentos.

 

Também é seguro comer frutas, vegetais e legumes congelados, para além de ser outra forma económica e conveniente de melhorar os hábitos alimentares. A oferta existente nas superfícies comerciais é muito grande – desde embalagens com um único tipo alimento como brócolos, alho-francês, espinafres a misturas de vários vegetais e legumes, como as macedónias, as jardineiras e até exóticas combinações de pratos vegetarianos.

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As dicas:

– Independentemente do tipo de confecção e da sua origem, os alimentos anteriormente citados devem fazer parte de todas as refeições.

– Basta adicionar uns pedaços de maçã ao leite com cereais do pequeno-almoço ou beber um copinho de um sumo natural de laranja logo pela manhã.

– Coma sempre uma peça de fruta ao final do almoço e junte umas fatias de tomate, de manga e umas folhinhas de alface à sanduiche.

– Inicie sempre o jantar com um prato de sopa de legumes e acompanhe a refeição principal com uma salada fresca de vegetais.

– Habitue-se a ter a fruteira sempre cheia de vários tipos de frutas. A fruta é boa porque também serve para diminuir o apetite.

 

 

Mantenha a sua alimentação saudável.

Enquanto está focado e preocupado em aumentar e/ou manter a quantidade de frutas, vegetais e legumes que ingere todos os dias nas doses corretas, também não se esqueça de complementar com outros alimentos saudáveis que o sistema imunitário necessita.

 

Uma alimentação equilibrada passa também por comer carnes magras, peixe, leguminosas, lacticínios magros, cereais, batatas, frutas oleaginosas (nozes, amêndoas, pinhões, etc), entre outros. Um corpo bem nutrido é um corpo saudável com um sistema imunitário forte.

 

Assim as proteínas provêm das carnes magras, peixes, lacticínios, ovos, soja e derivados, e são especialmente importantes porque fornecem os aminoácidos que o organismo precisa para construir e fortalecer os vários constituintes do sistema imunitário. Para além disso, as carnes magras também contêm ferro e zinco; a deficiência nestes minerais pode causar um enfraquecimento do sistema imunitário.

 

E é fundamental ter noção que evitar comida pouco saudável é muito importante. Por isso, devemos reduzir a ingestão de açucares e de gorduras, principalmente as gorduras saturadas.

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