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BeReal: vive a vida tal como ela é e vê os teus amigos como eles são de verdade

Quem disse que não havia espaço para mais uma app de media social? Já conhecem a BeReal, a nova plataforma de media social que convida os utilizadores a partilharem um ‘instantâneo’ da sua vida em tempo real, de forma autêntica, sem artifícios, filtros ou edições?

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Digo nova, mas não é assim tão nova. Li sobre a BeReal apenas esta semana e achei genial. Foi criada em janeiro de 2020, em França, por um ex-funcionário da GoPro, Alexis Barreyat. Desde essa altura o número de utilizadores ativos mensais cresceu 315%! Foi uma das 10 aplicações gratuitas com mais downloads para iPhone, de acordo com a NBC News (está disponível para Android e iOS).

 

A aplicação tem tantas limitações que acaba por se tornar libertadora (quando sabemos o que temos para fazer somos ágeis, não perdemos tempo e não estamos preocupados com o julgamento dos outros). De acordo com o The New York Times “esta nova aplicação social é aborrecida, de uma boa maneira.” É uma ótima descrição (tenho mesmo de instalar isto!  😂).

 

Como funciona?

A aplicação notifica os utilizadores, em momentos aleatórios do dia (uma só vez por dia), para tirar uma fotografia rápida, usando simultaneamente a câmara frontal e traseira, do que estão a fazer nesse momento. É definida uma janela temporal de dois minutos após a notificação para permitir que os amigos vejam o que o utilizador está a fazer, em tempo real.

 

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Se a fotografia for publicada fora desses dois minutos (dando tempo para preparar a fotografia – arrumar a envolvente, pentear, mudar de local ou de roupa, editar a fotografia), os outros utilizadores serão notificados de que a ‘postagem’ não é uma representação verdadeira da vida nesse momento. Para um utilizador visualizar a BeReal de outro tem de postar primeiro a sua (para evitar aqueles que vão apenas espreitar a vida dos outros!).

 

Esta aplicação tem como objetivo humanizar a experiência das redes sociais tornando a interação o mais verdadeira possível. Para reagir à fotografia de um amigo tem de usar um “RealMoji”, ou seja, uma fotografia real fazendo o emoji correspondente (aqui não há likes ou partilhas; no pressure pela conquista de gostos).

 

O feed típico da BeReal é bem diferente daquele que conhecemos do Instagram. Apresenta fotografias tiradas nas aulas, no trabalho, a cozinhar, na fila do trânsito, na cama, no WC ou no sofá. Há muitas pessoas a fazer caras engraçadas ou aborrecidas, enquanto fazem as suas atividades diárias.

 

Não há filtros de beleza ou efeitos vintage. Isto faz com que as fotos da BeReal não tenham grande qualidade ou conteúdo, contudo, compensam em autenticidade. Esta App acaba por dar destaque a momentos que nunca consideraríamos dignos de publicação lembrando-nos diariamente que há mais na vida para além daquela que vemos nos destaques do Instagram.

 

Para além disso, no final do dia podemos perceber que afinal a nossa vida não é assim tão aborrecida. É apenas semelhante à de tantos outros e, isso pode ser bom!

Porque é que os utilizadores estão a usar a BeReal?

A BeReal segue a tendência pela procura de soluções para fugir às pressões da media social … através de uma solução de media social 😊 (estranho?).

 

O TikTok ganhou fama por ser a primeira plataforma que promovia a autenticidade dos utilizadores, pedindo-lhes que fossem eles mesmos (como se andássemos todos por aí a fazer coreografias, certo?). No entanto, até o TikTok possui filtros de beleza (autêntico desde que belo; o maravilhoso mundo das redes sociais).

 

As tendências apontam para uma mesma conclusão: estamos exaustos das pressões que as plataformas dominantes impõem de uma vida perfeita, de beleza e “fama”, com os impactos negativos que têm na saúde mental dos jovens.

 

A BeReal quer combater este problema. Aliás, a empresa diz “A BeReal não o tornará famoso, se quiser tornar-se num influenciador pode ficar no TikTok e no Instagram” e acrescenta ainda “Para aqueles que pensam que precisamos de uma nova aplicação nas redes sociais para sermos verdadeiramente autênticos, talvez devêssemos tomar isso como um sinal para sermos mais autênticos em toda a nossa presença nas redes sociais existentes”.

 

Os utilizadores mais experientes referem que, se queremos tirar o máximo partido da aplicação, então devemos mesmo publicar a nossa fotografia assim que recebemos a notificação (uma espécie de regra não escrita da aplicação). Esperar por um momento mais cool para o fazer vai estragar o propósito de viver uma experiência autêntica dentro da BeReal. Se cada utilizador cumprir a premissa, talvez consigamos descobrir quem são realmente os nossos amigos na sua vida quotidiana.

 

Quem são os utilizadores da BeReal?

A BeReal tem feito marketing nos campus universitários. Recruta jovens utilizadores através de programas de embaixadores universitários, que permite aos estudantes participarem em eventos onde podem aprender com outros sobre a aplicação.

 

Em França, onde tem a maior taxa de utilização, 80% dos utilizadores têm entre 16 e 24 anos de idade, mas sem dúvida que o target é a Geração Z (atualmente com 10 a 25 anos) e os estudantes universitários.

 

Este é o momento para as marcas entrarem na carruagem da BeReal?

Claro que sim!

 

A BeReal atualmente não tem anúncios nem permite que os utilizadores publiquem os seus próprios, contudo, deve começar a considerar-se como uma das plataformas sociais para comunicar quando se está a montar um plano de marketing multicanal.

 

Como em qualquer estratégia, é necessário compreender: para quem queremos falar e o que temos para dizer. Percebendo porque é que os utilizadores estão a procurar esta nova aplicação, se a marca tiver algo a acrescentar de autêntico, então pode fazer sentido entrar a bordo da BeReal.

 

Por exemplo, uma marca que se queira aproximar da sua comunidade, dando-se a conhecer “por inteiro”, pode partilhar fotografias dos bastidores de reuniões, de filmagens, da vida quotidiana do escritório, para ajudar os clientes a ver a marca com outros olhos (com transparência) e construir lealdade.

 

Como em tudo que está a dar os primeiros passos, é preciso ir com cautela, pois, se os ‘check-in’ aleatórios que nos pede a BeReal são divertidos entre amigos, à escala podem ser considerados intrusivos. O que diríamos se o Instagram nos passasse a dizer diariamente que tínhamos 2 minutos para publicar uma fotografia? Ou se o TikTok nos dissesse que para vermos um vídeo tínhamos de publicar outro? Não seria uma invasão de privacidade? Um abuso?

 

Veremos como evolui esta ideia que, para já, tem conquistado os utilizadores pelo caráter inovador e diferenciador. Será que a BeReal é só uma tendência de momento e não tarda todos se vão cansar de ser reais, e ela vai desaparecer? Ainda que seja muito possível que isso venha a acontecer, até lá nada como aproveitar o momento e partilhar algumas memórias com os amigos.

 

Viva a vida tal como ela é! Divirta-se e seja feliz.

 

 

 

 

 

 

 

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