Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»“Beber água para emagrecer é um mito”

“Beber água para emagrecer é um mito”

Especialista americana em nutrição diz que mito continua a ser perpetuado

Pinterest Google+
PUB

Na altura do ano em que se começa a pensar em dietas, uma reputada especialista em nutrição dos Estados Unidos, Beth Kitchin, diz que beber muita água para emagrecer e ingerir oito copos por dia são mitos que continuam a ser perpetuados, mas que não têm evidência científica.

A professora de Nutrição na Universidade de Alabama, em Birmingham, diz que a água ajuda a queimar calorias, mas não de forma notória como é apregoado. A forma correta de emagrecer continua a ser reduzir o número de calorias. «Existem muito poucas evidências de que beber mais água ajuda a perder peso. Este é um dos mitos que continuam a ser perpetuados», disse a especialista ao jornal Daily Mail.

No seu blog “UAB Nutrition Trends”, Beth Kitchin refere que a água é essencial ao funcionamento do corpo humano, representando 60 por cento do peso do corpo. «Mas será mesmo necessário engolir oito copos de água por dia para ser saudável? O corpo humano perde água todos os dias através da urina, transpiração, respiração, mas há muitas formas de repor essa perda».

A especialista refere que o que interessa é ingerir líquidos e que todos, excepto o álcool, contam para a métrica, nomeadamente o leite, sumos, café, chá, frutas e vegetais e basicamente toda a alimentação, pois contém sempre água.

A sede, diz, continua a ser um bom guia para saber se o organismo precisa de água. E verificar a urina também. Se a urina for pálida, a pessoa está bem hidratada, se estiver amarela precisa de beber mais líquidos.

Para se evitar dietas loucas baseadas neste mito, a especialista alerta: «Será possível bebermos água em excesso? Surpreendentemente, sim. As pessoas que bebem água em excesso podem na verdade reduzir os níveis de sódio no sangue para valores perigosos , conduzindo à hiponatremia».

Artigo anterior

Mercados asiáticos

Próximo artigo

Portugueses andam a dormir mal