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Beber 8 copos de água diariamente: facto ou ficção?

Beber água é uma necessidade básica do ser humano. E é um elemento de 'peso' em qualquer receita para emagrecer. Por esta altura, já deve ter iniciado a sua restrição alimentar para estar no seu melhor no verão que vai chegar. E pergunta-se: Será que são mesmo necessários ingerir oito copos de água por dia?

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Já alguma vez ouviu falar da regra ‘8×8’? Segundo o preceito, todas as pessoas deviam beber oito copos (ou dois litros) de água por dia. A expressão ‘8×8’ é americana e representa literalmente oito copos de oito onças, a medida utilizada nos Estados Unidos. A regra é engraçada, mas será este um bom conselho ou um derradeiro mito?

 

Uma teoria que remonta ao ano de 1945 afirma que uma pessoa precisa de consumir em média 1ml de água por cada caloria consumida, ou seja, alguém que tenha uma dieta de duas mil calorias diárias precisa de consumir até 2L de água – oito copos – por dia. No entanto, o relatório que expôs a teoria também declarou que grande parte dessa água poderia ser obtida através dos alimentos consumidos.

 

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Várias investigações científicas já tentaram provar a veracidade da regra, mas até à data ainda não há nenhuma evidência científica que apoie a lei de ‘8×8’, segundo um artigo da nutricionista Hrefna Palsdottir, publicadono site especializado emnutrição, ‘Authority Nutrition’. A grande maioria dos estudos conclui que a ingestão de água varia de acordo o individuo e é o corpo que decide o que precisa.

 

Como já foi dito, na teoria que originou esta regra, não é apenas a água pura que fornece água ao corpo, pois existem outras bebidas como o leite ou sumo de fruta que também o hidratam e contribuem para essa contabilidade. De acordo Hrefna Palsdottir, bebidas como cafeína e bebidas alcoólicas moderadas (cerveja) também podem contribuir para a ingestão de líquidos, quando consumidos com moderação.

 

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Para além das bebidas, a nutricionista garante que a maioria dos alimentos que comemos diariamente também contêm quantidades significativas de água. A fruta e os vegetais são particularmente ricos em água e alimentos como carne, peixe e ovos também apresentam um teor de água relativamente alto. Por último, o corpo humano tem ainda a capacidade de produzir uma certa quantidade de água quando metaboliza os nutrientes – a designada água metabólica.

 

A necessidade de água difere de corpo para corpo e é influencida por uma série de fatores como, por exemplo, o ambiente em que se vive, alimentação, atividade física, clima, tamanho do corpo, etc. Tendo todas as variáveis em conta, «as necessidades de água são altamente individuais», esclarece Hrefna Palsdottir. «Beber oito copos de água por dia pode ser mais do que suficiente para algumas pessoas, mas pode ser muito pouco para os outros», esclarece.

 

No fundo, generalizar não é uma boa ideia, pois são vários os fatores que interferem nesta equação. Porém, é certo que o seu consumo só traz benefícios. Conheça alguns na galeria localizada no topo deste artigo.

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