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Batata-doce, um concentrado de vitamina A

Esta raiz típica de outono está repleta de nutrientes benéficos para a saúde. É rica em vitaminas e minerais e possui ação preventiva em diversas doenças.

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Originária da América Latina, a batata-doce é uma raiz e não um tubérculo como as restantes batatas. São ricas em vitamina B, C e D, mas é na vitamina A que mais se destaca, uma vez que apenas uma batata-doce fornece 400% da vitamina A necessária para um dia.

 

A vitamina A ajuda a manter os olhos saudáveis, assim como um sistema imunitário robusto para defender o organismo dos ataques dos germes e de outros agentes patogénicos. Esta vitamina presente na batata-doce também é boa para o sistema reprodutor e órgãos como o coração e os rins.

 

Para além das vitaminas referidas, na batata-doce também se encontram elementos essenciais como o cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco.

 

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Os compostos naturais chamados carotenoides dão à batata-doce sua rica cor. Os carotenoides também são antioxidantes, o que significa que têm o poder de proteger as células dos danos do dia-a-dia.

 

Uma batata-doce contém:

Calorias: 112

Gordura: 0,07 gramas

Carboidratos: 26 gramas

Proteína: 2 gramas

Fibra: 3,9 gramas

Vitaminas e minerais

Quiche com base de batata doce

Benefícios para a saúde

A batata-doce ganhou o nome de ‘superalimento’ devido à quantidade elevada de nutrientes que possui. Vários estudos apontam para benefícios na proteção contra diversas doenças.

 

Os carotenoides, por exemplo, podem reduzir o risco de cancro. A batata-doce roxa contém um alto teor de um composto natural chamado antocianina, que pode reduzir o risco de desenvolver cancro colorretal.

 

Os compostos da batata-doce também podem ajudar a controlar o açúcar no sangue. Quando fervida, a batata-doce tem baixo índice glicémico (IG), o que significa que não vai aumentar o açúcar no sangue tão rapidamente quanto os alimentos com alto IG, sendo um aliado na prevenção da diabetes. Porém, como esta raiz é rica em hidratos de carbono, alguns métodos de confeção, como assar e fritar, aumentam o IG e o nível de açúcar no sangue. Portanto, é preciso cuidado por parte de pessoas com diabetes tipo 2 e aconselha-se supervisão especializada.

 

A batata-doce também pode ser aliada na prevenção de doenças cardíacas, uma vez que ajuda a reduzir o colesterol LDL, o chamado ‘mau’ colesterol.

 

Já aqui referimos os benefícios para a saúde ocular e isto deve-se às grandes quantidades de betacaroteno e vitamina A.

 

Na prevenção da obesidade, a batata-doce também tem algo a dizer.  A batata-doce roxa pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo e impedir o crescimento das células de gordura, o que pode ajudar na perda de peso.

 

 

 

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