Batata-doce, um concentrado de vitamina A
Esta raiz típica de outono está repleta de nutrientes benéficos para a saúde. É rica em vitaminas e minerais e possui ação preventiva em diversas doenças.

Originária da América Latina, a batata-doce é uma raiz e não um tubérculo como as restantes batatas. São ricas em vitamina B, C e D, mas é na vitamina A que mais se destaca, uma vez que apenas uma batata-doce fornece 400% da vitamina A necessária para um dia.
A vitamina A ajuda a manter os olhos saudáveis, assim como um sistema imunitário robusto para defender o organismo dos ataques dos germes e de outros agentes patogénicos. Esta vitamina presente na batata-doce também é boa para o sistema reprodutor e órgãos como o coração e os rins.
Para além das vitaminas referidas, na batata-doce também se encontram elementos essenciais como o cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco.
VEJA TAMBÉM: SUPERALIMENTOS DE OUTONO: O QUE NÃO PODE FALTAR NA SUA MESA
Os compostos naturais chamados carotenoides dão à batata-doce sua rica cor. Os carotenoides também são antioxidantes, o que significa que têm o poder de proteger as células dos danos do dia-a-dia.
Uma batata-doce contém:
Calorias: 112
Gordura: 0,07 gramas
Carboidratos: 26 gramas
Proteína: 2 gramas
Fibra: 3,9 gramas
Vitaminas e minerais
Benefícios para a saúde
A batata-doce ganhou o nome de ‘superalimento’ devido à quantidade elevada de nutrientes que possui. Vários estudos apontam para benefícios na proteção contra diversas doenças.
Os carotenoides, por exemplo, podem reduzir o risco de cancro. A batata-doce roxa contém um alto teor de um composto natural chamado antocianina, que pode reduzir o risco de desenvolver cancro colorretal.
Os compostos da batata-doce também podem ajudar a controlar o açúcar no sangue. Quando fervida, a batata-doce tem baixo índice glicémico (IG), o que significa que não vai aumentar o açúcar no sangue tão rapidamente quanto os alimentos com alto IG, sendo um aliado na prevenção da diabetes. Porém, como esta raiz é rica em hidratos de carbono, alguns métodos de confeção, como assar e fritar, aumentam o IG e o nível de açúcar no sangue. Portanto, é preciso cuidado por parte de pessoas com diabetes tipo 2 e aconselha-se supervisão especializada.
A batata-doce também pode ser aliada na prevenção de doenças cardíacas, uma vez que ajuda a reduzir o colesterol LDL, o chamado ‘mau’ colesterol.
Já aqui referimos os benefícios para a saúde ocular e isto deve-se às grandes quantidades de betacaroteno e vitamina A.
Na prevenção da obesidade, a batata-doce também tem algo a dizer. A batata-doce roxa pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo e impedir o crescimento das células de gordura, o que pode ajudar na perda de peso.