Home»VIDA»SOCIEDADE»Bairro mexicano transformado por graffitis

Bairro mexicano transformado por graffitis

Um projeto artístico no bairro de Las Palmitas, no México, coloriu mais de 200 casas para revitalizar o local e aumentar o espírito comunitário

Pinterest Google+

Las Palmitas em Pachuca, no México, é um “barrio” de classe trabalhadora, marcado por episódios de violência, pobreza e pelo seu aspeto cinzento. Para mudar isto, há 14 meses atrás o coletivo de artistas German Crew instalou-se no bairro com o objetivo de trazer alegria, cor e arte a Las Palmitas.

O bairro de 20 mil metros quadrados está agora transformado num arco-íris, depois de 209 casas pintadas de lavanda, verde lima e laranja, entre outras cores. «Cada cor representa a alma do bairro. Foi um esforço comunitário porque cada morador participou de alguma forma», explicou ao jornal “The Guardian” o diretor do projeto Enrique Gomez, conhecido pelo nome artístico MYBE, um antigo membro de um gangue que mudou de vida graças à arte.

Além de revitalizar o local usando 20 mil litros de tinta, o trabalho ajudou a diminuir o índice de violência local, unindo a comunidade em torno de um objetivo comum e fazendo as pessoas passarem tempo juntas: «Há mais espírito comunitário. As pessoas estão a cuidar da segurança do bairro com as suas próprias mãos», conta Gomez.

Vistas de longe, as casas parecem formar um arco-íris coeso e as cores terminam de forma dispersa numa homenagem ao vento. A cidade de Pachuca é conhecida como “a bela cidade ventosa”.

Por Joana de Sousa Costa

Artigo anterior

Um email é mais eficaz do que uma mensagem de voz

Próximo artigo

França acolhe “O Parque d'O Principezinho”