Home»VIDA»ALTERNATIVAS»Ayurveda na pele madura: saúde, beleza e regeneração

Ayurveda na pele madura: saúde, beleza e regeneração

Na Ayurveda, uma pele saudável é fruto de boa hidratação e de nutrição de qualidade, tanto ao nível físico – os alimentos que escolhemos ingerir – como também da nutrição emocional, mental e espiritual. Uma pele luminosa é sinal de um corpo mimado e feliz.

Pinterest Google+

Ervas ayurvédicas para uma pele saudável

O estudioso ayurvédico Charaka em Charak Samhita menciona várias ervas medicinais que são varnya, ou seja, medicamentos que dão tez à pele. Estas são algumas das ervas mencionadas no  Charak Samhita:

  • Chandana (Santalum album L.) (Sândalo indiano)
  • Tunga (Calophyllum inophyllum L.)
  • Padmaka (Prunus cerasoides D. Don) (cereja selvagem do Himalaia)
  • Usheera (Vetiveria zizanioides L.)
  • Madhuka (Glycyrrhiza glabra L.) (alcaçuz)
  • Manjishtha (Rubia cordifolia L.)
  • Sariva (Hemidesmus indicus [L.] (salsaparrilha indiana)
  • Payasya (Pueraria tuberosa [Willd.] DC) (Kudzu indiano)
  • Sita Lata (Cynodon dactylon [L.] Pers) (relva das Bermudas)

 

As ervas medicinais acima mencionadas estão disponíveis de várias formas no mercado, e podem ser usadas interna ou externamente para melhorar o tom de pele.

 

Frutas para melhorar a textura da pele:

Draksa – Vitis Vinifera – Uvas

Esta fruta é de sabor doce. Ajuda a acalmar o Vata e o Pitta. É um afrodisíaco. As uvas contêm vitamina C e antioxidantes. (A vitamina C é necessária para a formação de colagénio, uma proteína semelhante a fibra que ajuda a reter a elasticidade da pele e pode ajudar a reverter o envelhecimento) .

 

Papaya – Carica Papaya

É de sabor doce. Ajuda a eliminar toxinas do corpo. Rica em fibras, vitamina C. Os antioxidantes presentes na papaia podem ajudar a fortalecer a imunidade e eliminar os radicais livres.

 

Dhadima – Romã – Punica Granatum

As romãs são de sabor doce. Pacificam o Vata, o Pitta e o Kapha. Contém antioxidantes, como proantocianidinas e flavonóides, que podem ajudar a retardar o envelhecimento.

 

Kharjura – Phoenix Dactylifera – Tâmaras

As tâmaras são de sabor doce. Purificam o sangue e pacificam o Pitta. As tâmaras contêm vitamina B5 (ácido pantoténico) que pode reparar os danos causados pelos radicais livres. Melhoram a textura da pele.

 

Amalaki – Groselha Indiana

É muito rica em vitamina C, fósforo, ferro, caroteno e vitamina B. A amalaki também é um potente antioxidante e atua como um agente antienvelhecimento.

 

Legumes para melhorar a textura da pele:

Karela – Abóbora amarga – Momordica Charantia

A karela tem um sabor picante. Ajuda a reduzir a ocorrência de infecções de pele. Atua como um fator anti-envelhecimento se for incluído na dieta. Purifica o sangue e evita a ocorrência de doenças do sangue.

 

Especiarias que favorecem a pele:

Canela

A canela ajuda a aumentar a produção de colagénio, o que permite que a pele obtenha firmeza e elasticidade. Ferver paus de canela com água e beber a decoção depois de a coar.

 

Gengibre

Incluir o gengibre na dieta é muito benéfico para a saúde geral. O gengibre contém gingerol, um composto anti-inflamatório que pode ajudar a prevenir manchas da idade.

 

Açafrão da índia

O açafrão da índia é usado numa ampla variedade de cosméticos. Ele ajuda a purificar o sangue e pode ajudar a pele a obter brilho. Uma pitada de açafrão da índia pode ser adicionada ao leite morno, e consumido à noite.

 

Cominhos

Os cominhos têm propriedades desinfetantes que podem ajudar a limpar a pele de toxinas e infeções. Pode-se ferver água com sementes de cominhos e tomar-se regularmente a decocção.

 

Todas as sugestões deverão ser acompanhadas do parecer de um médico ayurvédico, para melhor ajuste à constituição particular de cada pessoa.

 

Artigo anterior

Comprar em segunda mão: um caminho para um mundo mais sustentável

Próximo artigo

Tire as melhores fotos de comida para as redes sociais