Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Autoestima: Precisa-se!

Autoestima: Precisa-se!

Todos os dias ouvimos alguém falar sobre esta palavra, autoestima. Como se de uma poção mágica se tratasse, confere poderes ao ser humano para concretizar os seus sonhos e desejos.

Pinterest Google+
PUB

Dentro da lista de poderes, os mais importantes são levar a que se sinta bem consigo; ter orgulho nas coisas que é capaz de fazer; acreditar em si, ainda que nem sempre tenha sucesso; reconhecer as suas qualidades e defeitos; aceitar-se como é, mesmo quando erra; sentir que os outros gostam de si e que o respeitam e não desistir de procurar uma solução sempre que algo não corre conforme esperado.

 

De uma forma simplista a autoestima corresponde à forma como pensa e se sente relativamente a si próprio. Se pensa e sente mais negativo do que positivo acerca de si próprio está na altura de potenciar o desenvolvimento da sua autoestima. Deixo-lhe algumas dicas.

 

Elabore uma lista dos atributos em que se diferencia da maioria das pessoas, ou seja é realmente bom

Esta lista vai ajudar a focar-se e a identificar o seu verdadeiro potencial. Se tiver dúvidas e não conseguir identificar nada significa que provavelmente está a exagerar e o melhor é pedir ajuda a um amigo ou familiar. É natural sentir-se incapaz ou achar que é pior do que é, mas não se deixe contaminar por visões pessimistas, pratique a objetividade.

 

VEJA TAMBÉM: CINCO DICAS PARA LIDAR COM A REJEIÇÃO

 

Não tema experimentar algo novo ou uma nova forma de fazer algo

Pense em formas de colocar em prática o seu potencial, mas não tema experimentar coisas novas, pois quem sabe, não será também igualmente bom. Paralelamente não tema fazer de outra forma algo em que é realmente bom, pois, pode potenciar o seu desempenho. Lembre-se, errar faz parte do processo de se tornar realmente bom.

 

Substitua pensamentos negativos por visões objetivas

Sempre que pensar que “não é capaz” ou “não consegue”, substitua esses pensamentos por “sou capaz!” ou “consigo! Não espere que os outros lhe deem a motivação necessária para agir. Encontre forças dentro de si para se focar na concretização do que anseia. É muito mais fácil conseguir alcançar objetivos quando a mente está inclinada e focada em acreditar no seu sucesso.

 

Desafie-se

Supere diariamente os seus limites pessoais, não tema sair da zona de conforto vai surpreender-se com o que será capaz de fazer. Assim se gera a autoconfiança e a autoeficácia.

 

Aceite o erro

Aceite que errar é natural e faz parte do processo. Não desista e siga com tenacidade rumo aos seus objetivos. É tentando que se consegue. É através de uma boa imagem de si aliada à confiança e sentido de eficácia que se gera um conhecimento elevado de si próprio. E este conhecimento leva a transpor barreiras e obstáculos e a superar dificuldades. Não deixe que um erro cometido seja razão para que desanime.

 

Elimine a culpa

Um dos principais motivos para uma baixa autoestima é o sentimento constante de culpa.  Elimine esse sentimento, abraçando cada vez mais a leveza da possibilidade de alteração do seu comportamento. Lembre-se o sol nasce todos os dias e traz com ele um novo dia e a possibilidade de fazer tudo diferente.

 

Não se compare com os outros

O mundo em que vivemos é sustentado pela competitividade, originando que acredite que o seu sucesso pessoal ou profissional só será alcançado quando superar o de outras pessoas. No entanto tal não passa de um dos maiores mitos. Deixe as comparações de lado e centre-se naquilo que o torna especial.

 

Não generalize as suas experiências

Não é porque cometeu um erro no passado que agora irá cometê-lo novamente. Recorde as suas vitórias. Faça com que cada novo objetivo alcançado seja um impulso positivo para enfrentar com otimismo e esperança esta nova realidade. Abrace as suas fraquezas e as suas forças, alimentando o equilíbrio, sem se entregar ao narcisismo e sem se abalar pela autocrítica excessiva.

 

Viva o presente

Viver o presente é o melhor presente que pode dar a si mesmo. Não importa o que já foi feito ou o que irá acontecer, mas sim o que pode fazer neste momento…

 

Em suma, para que a poção mágica faça efeito precisa apenas de estar consciente das suas próprias emoções, sentimentos, sensações, necessidades corporais e psíquicas; relacionar-se respeitosa e amorosamente consigo mesmo e cuidar de si.

 

Pense nisso!

Artigo anterior

Violência de género custa 366 mil milhões de euros ao ano

Próximo artigo

Mostra de Artes Performativas regressa a Setúbal