Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Autocoaching: quando você está no controlo!

Autocoaching: quando você está no controlo!

E se o seu futuro estiver mesmo nas suas mãos? Desenvolva o seu autoconhecimento, potencialize estratégias e realize todos os seus sonhos!

Pinterest Google+

Vocês, assim como eu, têm sonhos e planos:  viajar para a América, comprar casa própria, mudar de emprego, ser promovido, casar, fazer uma pós-graduação. E como fazer para colocar estes projetos em prática e os tornar realidade? E se eu disser que toda a conquista é possível, desde que se tenha atitude, perseverança e que adote algumas premissas e ferramentas adequadas para construir um plano de ação vencedor?

 

Para ter sucesso nas suas escolhas é preciso saber o que se quer, de forma clara e objetiva. É importante, também, identificar quais os passos que devem ser dados para trilhar esta jornada e ter a certeza de que está comprometido consigo mesmo e com os seus objetivos. Como isto é possível? Existe um processo chamado “autocoaching” que pode ser aplicado a si mesmo, de forma simples e eficaz para ter, ser e fazer tudo aquilo que sempre sonhou e para despertar o seu potencial realizador.

 

VEJA TAMBÉM: QUAL O SEU PERFIL COMPORTAMENTAL?

 

O primeiro passo é identificar aquilo que deseja alcançar. Qual o seu sonho? A definição clara deste objetivo é essencial para o sucesso de qualquer plano de ação afinal, como disse Lewis Carroll em ‘Alice no País das Maravilhas’: “Se não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve.”

 

Pense no seu desejo de forma mais detalhada possível: o que é, como é, quando irá se realizar. Exemplo: Vou ser promovida a diretora de negócios na empresa XXX, em novembro de 2017, recebendo um salário 15% mais alto. Dirijo uma equipa com quatro gerentes e, em três meses, alcanço y% da meta prevista para a área, etc etc etc… Quanto mais claro conseguir ver, entender e sentir o seu objetivo, mais fácil será estabelecer as metas para que o realize.

 

VEJA TAMBÉM: RODA DA VIDA: COMO ESTÁ A SUA VIDA HOJE?

 

Em seguida pergunte a si mesmo o que precisa de ser feito para começar a agir em direção ao que deseja, e estipule datas. Exemplo: Fazer uma especialização no curso xpto até maio de 2017; entregar o projeto de desenvolvimento da equipa até junho de 2017. Pense em ações importantes que farão total diferença no seu percurso. Tenha algum tipo de agenda ou calendário onde possa marcar estas datas importantes, para que se mantenha sempre focado, sem perder o norte ou se distrair com outras atividades menos importantes.

 

Para evitar perder-se no caminho, é importante que identifique quais podem ser os obstáculos que o impeçdem de seguir adiante, ou quais os possíveis imprevistos e como os pode resolver. Uma técnica eficiente para definir possibilidades é a do ‘se-então’: SE acontecer isso e aquilo, ENTÃO farei tal coisa e tal.

 

VEJA TAMBÉM: SEMPRE EM STRESS? DESCUBRA SE ESTÁ EM CONTACTO COM AS SUAS EMOÇÕES

 

E como vai saber que alcançou a meta estabelecida? É importante que todos os objetivos, assim como cada ação para chegar até eles, sejam mensuráveis, para que consiga ter a perspetiva real do que foi planeado e do que foi realizado. Com esta percepção, é possível ajustar o plano de ação para que se tenha um resultado de sucesso! Por exemplo, se a sua meta é emagrecer um quilo por mês em seis meses, como vai saber que alcançou o resultado esperado ao fim do período? Quando pesar seis quilos a menos! E se só perdeu seiscentos gramas nos dois primeiros meses? Ajuste as metas e o plano, mas sem alterar o objetivo final!

 

Durante este processo é muito importante estar atento aos pensamentos limitadores, aqueles que insistem em nos dizer que não somos capazes ou que existem pessoas melhores do que nós. Quando eles aparecerem, lembre-se de situações em que teve sucesso e afirme para si mesmo de que é capaz de realizar tudo o que deseja. Para ajudar, mentalize: Eu quero! Eu posso! Eu consigo! Eu mereço!

 

Está pronto para transformar a sua vida e a realizar os seus sonhos? Lembre-se que é dono do seu destino! Comprometa-se com as suas ações, faça os ajustes que forem necessários e acredite!!!

Artigo anterior

Desde 1996: Os anjos que já desfilaram com o ‘Fantasy Bra’

Próximo artigo

A água fria reafirma a pele? Conheça alguns mitos sobre o banho