Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Autarquias alertam para importância do diagnóstico precoce da escoliose

Autarquias alertam para importância do diagnóstico precoce da escoliose

Dezasseis câmaras municipais participam na iniciativa da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral para assinalar o Dia Internacional de Sensibilização para a Escoliose, a 29 de junho. Estima-se que a escoliose afete cerca de 2 a 3 por cento dos adolescentes.

Pinterest Google+

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) vai promover uma campanha de sensibilização para a escoliose, com a colaboração de 16 câmaras municipais, que se uniram à iniciativa e que vão apoiar a divulgação de um vídeo informativo. Estima-se que a escoliose afete cerca de 2 a 3 por cento dos adolescentes.

 

«Com este vídeo informativo pretendemos, não só, explicar o que é a escoliose, mas também alertar para a importância da deteção da doença que é possível estando atento a sinais como: ombros e ancas a alturas diferentes, a inclinação do corpo para um dos lados, e uma tumefação nas costas quando as crianças se dobram », explica Miguel Casimiro, neurocirurgião e presidente da SPPCV. O vídeo informativo pode ser visualizado abaixo.

 

 

A escoliose é uma deformidade em rotação da coluna vertebral com um ângulo superior a 10 graus. Após o diagnóstico, o tratamento deve ser individualizado e deve ter em conta o risco de progressão da deformidade.

 

O exercício e a fisioterapia não reduzem a magnitude da curva ou o risco de progressão, mas essas opções podem ser usadas como terapia coadjuvante para melhorar a postura e fortalecer os músculos.

 

Lista das câmaras municipais que aderiram à iniciativa:

Câmara Municipal de AlvitoCâmara Municipal da AzambujaCâmara Municipal de Câmara de LobosCâmara Municipal de Carregal do SalCâmara Municipal de Celorico da Beira

Câmara Municipal do Entroncamento

Câmara Municipal de Esposende

Câmara Municipal da Marinha Grande

Câmara Municipal de Ponta do Sol

Câmara Municipal do Porto

Câmara Municipal de Porto de Mós

Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

Câmara Municipal de Santa Comba Dão

Câmara Municipal de Santo Tirso

Câmara Municipal de Sátão

Câmara Municipal de Vendas Novas

 

Artigo anterior

Cirurgia estética no verão: sim ou não?

Próximo artigo

Já conhece os três Melhores Sabores de Portugal de 2019?