Home»BEM-ESTAR»CORPO»Atletas devem incluir massagens no seu plano de fitness

Atletas devem incluir massagens no seu plano de fitness

O esforço excessivo dos músculos devido ao exercício físico rigoroso pode afetar o desempenho dos atletas e aumentar o risco de lesões. Por isso, entre esses exercícios extenuantes, o corpo deve gozar de alguns mimos. Mas o benefício das massagens vai além da recuperação dos músculos.

Pinterest Google+

A massagem regular apoia o processo de relaxamento e recuperação após os treinos, ajudando a prevenir lesões, reduzir o inchaço, a rigidez muscular e a fadiga. No fundo, massajar o corpo ajuda a alcançar o desempenho máximo. E existem inúmeros outros benefícios potenciais que são conducentes à saúde e bem-estar geral de quem pratica desporto.

 

Segundo Tammy Taylor, terapeuta neuromuscular no centro de saúde e fitness LifeBridge, EUA, a massagem terapêutica ajuda a melhorar a flexibilidade muscular – prevenindo lesões – e a encurtar o tempo de recuperação, bem como a aliviar a tensão e dor musculares.

 

VEJA TAMBÉM: MASSAGEM ABHYANGA: O TOQUE TERAPÊUTICO NA MEDICINA AYURVÉDICA

 

Mas a massagem pode se beneficiar mais do que os músculos. Segundo esta especialista, algumas pesquisas sugerem que a massagem também pode ajudar a:

– Reduzir a ansiedade

– Aumentar a amplitude de movimento

– Melhore o humor

– A manter a pressão arterial baixa

– Melhorar o fluxo sanguíneo e o estado de alerta

 

VEJA TAMBÉM: DO SUDESTE ASIÁTICO PARA PORTUGAL: UM ESPAÇO DE MASSAGENS INOVADOR

 

A massagem é boa para o corpo antes, durante ou após os eventos desportivos. Os atletas, ou qualquer pessoa que faça exercícios extenuantes regularmente, devem falar com um massagista sobre necessidades e preocupações específicas, a fim de determinar com que frequência as massagens são necessárias e quais técnicas são mais apropriadas.

 

«A lesão ou necessidades irá determinar o foco da terapia. Muitas vezes, um atleta tem uma área específica em que está a sentir dor, tem amplitude limitada de movimento, etc. Essa área, além dos músculos de suporte e do tecido conjuntivo, é abordada», explica Taylor. Além disso, «uma massagem de corpo inteiro num outro momento, talvez dentro de uma semana ou duas, também é muito útil para todo o corpo recuperar de uma lesão. Esta cura mais rapidamente quando o resto do corpo está livre de limitações», conclui.

 

Artigo anterior

Praia fluvial de Alcoutim, um mergulho no Algarve serrano

Próximo artigo

Airbnb procura anfitriões para novas experiências em todo o país