Home»VIDA»ALTERNATIVAS»Astrologia medicinal: visão holística e relação bioenergética

Astrologia medicinal: visão holística e relação bioenergética

Alcançar um quadro teórico completo para a abordagem do ser humano em relação ao seu estado de saúde seria realçar aspetos como crenças (espiritualidade) ou aprendizagem e descoberta (autorrealização).

Pinterest Google+

A holística entende a realidade como composta por inteiros e subtotalidades, e todas as partes. Essa visão seria romper com a visão mecanicista do paradigma científico, como interdisciplinaridade contemplando o desenvolvimento humano em diversas áreas, também qualitativa, ou espiritualidade.

 

O que acontece com as ciências da saúde é que eles não conseguiram integrar esta visão com uma tarefa para os próximos tempos que seria promover uma abordagem holística para o corpo humano e especificamente dos processos de saúde e doença dos seres humanos.

 

Alcançar um quadro teórico completo para a abordagem do ser humano em relação ao seu estado de saúde seria realçar aspetos como crenças (espiritualidade) ou aprendizagem e descoberta (autorrealização).

 

As necessidades básicas, de acordo com a proposta de Henderson (pai desta visão), seriam as seguintes:

Respiração e circulação

Nutrição e hidratação

Eliminação de resíduos do corpo

Mova e mantenha uma postura adequada

Durma e descanse

Vestir e despir. Use roupas apropriadas

Termorregulação. Ser capaz de manter o calor corporal, modificando roupas e o ambiente

Manutenção de higiene pessoal e proteção da pele

Evite riscos ambientais e evite ferir outras pessoas (Segurança)

Comunique-se com outras pessoas capazes de expressar emoções, necessidades, medos ou opiniões

Crenças e valores pessoais

Trabalhe e sinta-se realizado

Participe de atividades recreativas

Aprenda, descubra e satisfaça a curiosidade

 

Como mostrado acima, os primeiros 9 referem-se ao nível fisiológico, o décimo e décimo quarto referem-se ao nível psicológico de comunicação e aprendizagem, o décimo primeiro para o nível moral e espiritual e precisa XII e XIII ao sociológica, refletindo o recreativo e ocupacional. A satisfação de todos de acordo com Henderson leva a maior independência possível da pessoa, saudável ou doente.

 

Classificar as necessidades humanas holisticamente, relacionando e contemplando todos os níveis do desenvolvimento humano, é uma tarefa complicada. Da ciência à enfermagem, foram propostas taxonomias úteis e integradoras, como a proposta por Virginia Henderson na década de 1960 e ainda hoje em uso. Henderson nasceu em Kansas (1897-1996) e desenvolveu seu trabalho de cuidado e pesquisa nos Estados Unidos, tornando-se referência em enfermagem em todo o mundo.

 

Artigo anterior

Mais de 80% dos falantes de português vivem no Brasil, mas África vai tomar liderança

Próximo artigo

À descoberta de uma vila de Sintra diferente